Ana Amélia pede regulamentação de Fundo Catástrofe e apoio para agricultores
A senadora Ana Amélia (PP-RS) apelou ao governo para que sejam efetivadas medidas de apoio aos agricultores afetados por desastres naturais. A parlamentar lamentou que o Fundo de Catástrofe, criado por lei sancionada em 2010 não tenha sido regulamentado ainda.
Instrumento de política agrícola, o fundo dará cobertura às seguradoras e resseguradoras em caso de catástrofes climáticas. Ana Amélia explicou que, atualmente, a cobertura do seguro rural atinge apenas 5 milhões de hectares, o que equivale a menos de 10% da área plantada no país.
- A possibilidade de grandes prejuízos por causa dos problemas climáticos e a falta de garantias financeiras afastam as companhias seguradoras dos negócios rurais – disse a parlamentar.
De acordo com a senadora, a seca que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado provocou perdas que já somam R$ 5 bilhões na produção agrícola do estado. Ana Amélia também manifestou preocupação com a falta de chuvas no Nordeste e com as enchentes no Norte do país e defendeu ações de prevenção por parte do governo.
- Uma coisa é certa. Faça chuva, ou faça sol em excesso, a atividade agrícola de norte a sul e de leste a oeste do país será sempre atingida – alertou.
Ana Amélia advertiu que os problemas enfrentados pelo campo também se refletem nas cidades e na economia do país, porque a redução na produção agrícola decorrente de catástrofes naturais provoca o aumento do custo dos produtos e consequentemente o preço para os consumidores.
- Quando a lavoura vai mal, as consequências virão para a cidade na geração de menor número de vagas nos comércio e também na indústria. Há uma cascata de problemas – resumiu.
Corrupção
A senadora também lamentou a corrupção do país. Segundo Ana Amélia, o dinheiro público desviado no Brasil seria suficiente para socorrer os agricultores brasileiros.
- Perdemos no ralo da corrupção 85 bilhões de reais em apenas um ano. O dinheiro que é desviado com a corrupção poderia ajudar também os agricultores atingidos pelos desastres naturais como a seca no Sul e na Bahia e também o excesso de chuvas na região Norte – afirmou.
20/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares pede regulamentação para dívidas de agricultores e mudança no câmbio
Ana Amélia pede regulamentação urgente da Emenda 29
CNA PEDE APOIO DO SENADO PARA DESCONTO NA DÍVIDA DOS AGRICULTORES
JONAS PEDE MAIS APOIO PARA COLONOS E AGRICULTORES
Ana Amélia pede recursos para a saúde e manifesta apoio a 'jalecaço'
JONAS PINHEIRO PEDE MAIS APOIO PARA COLONOS E AGRICULTORES