Ana Amélia protesta contra exclusão de energia térmica em leilão
A senadora Ana Amélia (PP-RS) se associou nesta terça-feira (1°), em Plenário, aos movimentos que pedem a inclusão da energia térmica no leilão de energia A-5, que deve ser realizado pelo governo federal no final do ano. O leilão, para a contratação de energia que deverá ser usada em 2016, prevê a compra de energia de fontes hídricas, eólicas, de gás e de biomassa, mas não do carvão, o que poderá, segundo a senadora, gerar prejuízos à Região do Sul do País.
- O Rio Grande do Sul importa 65% da energia que consome, por isso, a energia termelétrica possui alta relevância. Além de diminuir a dependência energética do meu estado, movimenta a economia a partir das usinas geradoras e da indústria de estação do carvão mineral.
Para a senadora, o Rio Grande do Sul será o maior prejudicado, já que conta com 90% do carvão existente no Brasil. A ausência de previsão de compra de energia térmica no leilão, segundo Ana Amélia, inviabilizaria sete novos projetos, além de gerar risco de fechamento da usina localizada em São Gerônimo, a mais antiga do país. Com isso, milhares de trabalhadores poderiam ficar desempregados, alertou.
- Os prejuízos que a exclusão desse modelo energético no leilão A-5 gerará na região mais pobre do Sul do país são imensos e aprofundarão ainda mais as desigualdades regionais no interior do estado do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina.
Para protestar contra a decisão do governo federal, trabalhadores da região carbonífera do estado farão na sexta-feira (2) manifestação no trevo de acesso à cidade de Minas do Leão. A senadora informou, ainda, que o governo do Estado entregará à presidente da República, Dilma Rousseff, nota técnica sobre a necessidade de manutenção do carvão como fonte de energia elétrica.
01/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia volta a fazer apelo para inclusão de energia térmica em leilão do governo
Augusto protesta contra exclusão de Boa Vista do FPM
João Ribeiro protesta contra exclusão do Tocantins de reunião com governadores
Waldemir Moka protesta contra exclusão de ciclista da equipe do Pan-Americano de 2011
Ana Amélia protesta pelo custo dos impostos na energia elétrica e na telefonia
Marco Maciel protesta contra exclusão de Pernambuco e da Paraíba de licitação para prospecção de petróleo