Ana Amélia quer esclarecimentos do BNDES sobre empréstimos ao exterior



A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou em Plenário, nesta segunda-feira (3), que apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) solicitando o comparecimento do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, no Senado para detalhar informações sobre as operações internacionais do banco em projetos de logística: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias.

O principal alvo de críticas, recentemente, é o investimento do BNDES no Porto de Mariel, em Cuba, que teria recebido US$ 800 milhões. Segundo Ana Amélia, é fundamental que o presidente da instituição explique quais países estão sendo beneficiados, quais os critérios para liberação dos recursos e quais as condições de pagamento.

A senadora criticou a falta de transparência e a falta de licitude do BNDES na administração do dinheiro público e afirmou que, na condição de parlamentar, tem a função de fiscalizar o uso correto dos recursos públicos.

- O segredo e a falta de transparência são a pior saída e a pior atitude que uma instituição da importância que tem o BNDES pode ter em relação à sociedade brasileira – lamentou.

Ana Amélia destacou que enquanto a instituição investe milhões no exterior, a população brasileira conta com um sistema de saúde precário e com péssimas condições de infraestrutura de portos e estradas.



03/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia quer explicações sobre investimentos do BNDES no exterior

Ana Amélia quer esclarecimentos sobre altos preços de automóveis

Ana Amélia quer rapidez na revalidação de diplomas emitidos no exterior

Sarney diz que seu neto já prestou esclarecimentos sobre empresa que intermedeia empréstimos consignados no Senado

Alvaro Dias quer auditoria do TCU em empréstimos estrangeiros do BNDES

Alvaro Dias quer fim de sigilo de empréstimos do BNDES a outros países