Ana Amélia reforça importância da luta contra o câncer de mama



A senadora Ana Amélia (PP-RS) comentou, nesta terça-feira (24), o quadro O Senado Votou. Agora é Lei, do Jornal do Senado, onde foi publicada a Lei 12.802/2013, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a retirada e a reconstrução plástica da mama em mulheres vítimas de câncer. A senadora disse acreditar que a Casa melhora a vida das pessoas.

O quadro do jornal traz o título O tratamento do câncer de mama não precisa deixar essa marca. Na página do Jornal do Senado na Internet, o quadro dá acesso ao texto da lei aprovada, às matérias publicadas pelos veículos de comunicação da Casa sobre o tema e às peças publicitárias.

- Eu queria dizer que esta mensagem, que o Jornal do Senado de hoje mostra, revela o lado bom de ser parlamentar: melhora a vida das pessoas – disse.

A senadora disse que, nesta terça, recebeu de uma moradora de Porto Alegre, Bia Dias, uma mensagem emocionante pelo Facebook, agradecendo o trabalho feito para a aprovação da lei, que teve Ana Amélia por relatora. A gaúcha disse que, graças à lei, em vigor desde o final de abril deste ano, pôde sair do hospital com a mama reconstituída.

- O médico que a atendeu usou a lei, ao retirar uma das mamas atingidas pelo tumor e fez a imediata reconstrução da mama de Bia, como prevê o novo marco legal. Na mesma cirurgia ela foi anestesiada uma única vez. Felizmente, ela não precisou sair do hospital mutilada – contou.

Outubro Rosa

A senadora lembrou a campanha mundial Outubro Rosa, que tem o objetivo de alertar a população para a prevenção do câncer de mama. Iniciada em 1997, na Califórnia, EUA, a campanha chegou ao Brasil em 2007, pela Dra. Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

A campanha promove palestras, workshops e debates em várias capitais brasileiras. O Congresso Nacional fará a tradicional iluminação rosa, a partir das 18h30 do dia 1º de outubro, durante todo o mês. O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), vai receber no mesmo dia, representantes do setor de saúde, associações e organizações que atuam no combate ao câncer de mama.

- É necessária a mobilização de todos contra essa doença. Isso é importante porque ajuda a levar informação aos lugares mais difíceis desse país. Uma das dificuldades apontadas pelos especialistas em câncer é a ausência da informação – afirmou.

Segundo a senadora, o Rio Grande do Sul é o estado com maior índice percentual de mulheres vítimas de câncer de mama e com o maior número de mortes devido à doença.

Outros Projetos

A senadora citou ainda projetos de lei de sua autoria relacionados ao tema que tramitam no Congresso Nacional. O primeiro foi o PL 3595/2012 (no Senado, PLS 406/2011), que permite o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama por mulheres portadoras de deficiência.

Ela lembrou também o PL 3998/2012 (no Senado PLS 352/2011), que prevê a inclusão do medicamento de uso oral contra o câncer, a quimioterapia oral, nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde para permitir tratamento domiciliar.

- Para conseguirmos avanços importantes, essa proposta ganhou, não apenas o meu empenho pessoal, mas o apoio incondicional do presidente da CAS, Waldemir Moka, que também foi relator – disse.

Direito e Cidadania

Ana Amélia fez ainda um pedido à editora Atlas e para às livrarias do país para que disponibilizem o livro Câncer – Direito e Cidadania, da advogada Antonieta Barbosa, que apresenta um guia com todos os direitos das pessoas com câncer.

- Lamentavelmente mandei buscar o livro das livrarias de Brasília e elas não têm o livro à disposição. Então eu queria pedir à editora Atlas, aqui, publicamente, e também todas as livrarias, que disponibilizem esse livro – afirmou.



24/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Informação e prevenção são pilares da luta contra o câncer de mama, diz Ana Amélia

Instituto do Câncer é iluminado de rosa para lembrar luta contra câncer de mama

Congresso celebra movimento em homenagem à luta contra o câncer de mama

Ana Amélia chama atenção para combate ao câncer de mama e de colo de útero

Vanessa Grazziotin destaca importância da prevenção ao câncer de mama

Campanha alerta para importância da mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama