Ana Amélia relata dificuldades de pequenas e médias empresas gaúchas



A senadora Ana Amélia (PP-RS) relatou, nesta terça-feira (13), uma série de problemas enfrentados por micro e pequenos empresários da região da Serra Gaúcha. De acordo com a parlamentar, além da preocupação com o processo de desindustrialização por que passa o Brasil atualmente, o empresariado local tem reclamado que as políticas públicas de apoio ao setor industrial não atendem o segmento de micro e pequenas empresas.

- As políticas governamentais que foram adotadas para enfrentar as duas últimas crises econômicas mundiais estimularam o consumo através do incentivo à concessão de crédito, mas não criaram estímulos à produção. O resultado dessa escolha foi a criação de um ambiente propício ao consumo de produtos importados - disse.

Ana Amélia criticou as diretrizes de atuação adotadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as quais, segundo ela, ao priorizar a realização de operações com grandes empresas, deixaram de lado as micro e pequenas.

A parlamentar reproduziu também reclamação dos empresários quanto à falta de reajuste pelo governo federal do limite de faturamento para o enquadramento no sistema de pagamento de impostos pelo lucro presumido.

- Desde 2003, a inflação medida pelo IGP-M foi de 67,49%, e a variação da taxa Selic foi de 110,66%, mas o limite de faturamento para o enquadramento no lucro presumido nunca foi reajustado - afirmou.

Ana Amélia citou também crítica do setor calçadista e têxtil ao Plano Brasil Maior. Segundo ela, o benefício para os dois setores, da redução a zero da alíquota de 20% para o INSS sobre a mão de obra, foi praticamente anulado pela cobrança de uma contribuição sobre o faturamento bruto com alíquota a partir de 1,5%.



13/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pequenas e médias empresas podem ter crédito de US$ 300 milhões

MALDANER DEFENDE FORTALECIMENTO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Furlan diz que pequenas e médias empresas vão exportar mais

Apex quer pequenas e médias empresas exportando mais

APROVADO CRÉDITO EXTERNO DE US$1,2 BI PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Ana Amélia relata dificuldades enfrentadas por produtores de carne e de arroz