Ana Amélia: troca no comando do Ministério do Esporte foi decisão acertada
A senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou nesta quinta-feira (27) a troca no comando do Ministério do Esporte. O nome do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi confirmado no cargo pela manhã. O ministro Orlando Silva, alvo de denúncias de irregularidades na pasta, anunciou seu pedido de demissão na quarta. Para Ana Amélia, a decisão do governo foi acertada.
- A presidenta cumpre com suas obrigações, a despeito de uma relação pessoal que tenha com o ex-ministro. A política, no rigor ético, precisa de determinações com mais razão e menos emoção, menos coração, mais da lei do que da circunstância política e partidária.
Ana Amélia disse considerar que Dilma Roussef tem agido corretamente em todos os casos de denúncias de corrupção, que já levaram a cinco substituições de ministros em menos de um ano de governo. Para a senadora, se não houvesse a "enérgica reação" da presidente, o governo poderia acabar "contaminado".
- A sabedoria da presidente, que está revelando habilidade política e gerencial e competência para evitar essa contaminação, mostra o compromisso que ela tem com a ética. Em todos os casos, ela agiu corretamente - afirmou a senadora.
A senadora julgou normal o fato de o comando do ministério continuar nas mãos do PCdoB. Para Ana Amélia o que precisa ser feito é afastar do comando dos programas da pasta todos os suspeitos de irregularidades, sem descontinuar as políticas públicas.
Sobre o novo titular da pasta, a senadora ressaltou que Aldo Rebelo é um dos mais respeitados líderes do PCdoB. Ana Amélia disse considerar que o deputado possui "espírito público" e experiência na articulação política e elogiou a atuação de Rebelo como relator, na Câmara, do projeto do novo Código Florestal (PLC 30/11), que agora tramita no Senado.
- O deputado, durante a tramitação do Código Florestal, teve grande serenidade e grande coragem para enfrentar e conduzir questões polêmicas com muita transparência e muita isenção, num tema extremamente polêmico. Tenho certeza de que todas as condições ele tem para comandar o Ministério do Esporte.
Em aparte, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jorge Viana (PT-AC) também elogiaram a escolha da presidente e o trabalho de Aldo Rebelo. Para Viana é preciso que o novo ministro "vire a página de uma agenda absolutamente negativa" e dê mais transparência na condução da preparação da Copa do Mundo, para realizar um evento histórico.
27/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro do Esporte se pronuncia sobre troca de comando no COL e na CBF
Internação compulsória no Rio foi decisão acertada, avalia Ferraço
Suplicy considera acertada decisão do Copom de baixar a Selic
Zambiasi prestigia troca de comando do CMS
Serra participa de cerimônia da troca de comando da Polícia Militar do Estado
Ministério do Esporte lança edital para apoio a eventos de Esporte Educacional