Internação compulsória no Rio foi decisão acertada, avalia Ferraço



VEJA MAIS

A política de internação compulsória para usuários de crack adotada pela Prefeitura do Rio de Janeiro foi elogiada nesta quarta-feira (20) pelo senador Ricardo Ferraço. Segundo o parlamentar, o prefeito da capital fluminense tomou uma decisão acertada ao instituir o procedimento, inaugurando uma nova fase no combate à droga no país.

No primeiro dia de internação involuntária de usuários de crack no Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (19), a Prefeitura promoveu uma megaoperação reunindo policiais, guardas municipais, educadores sociais, assistentes, médicos e psicólogos, que fizeram 99 acolhimentos, sendo 91 adultos e oito crianças e adolescentes.

- A Prefeitura, a meu juízo, foi direto ao ponto. A internação é na prática a única maneira de salvar vidas e enfrentar esse problema de saúde pública e violência. Esse é um problema de todos nós. Esse é um problema do governo federal, dos governos estaduais. E esse é um desafio do poder local, assim como da sociedade civil organizada, das igrejas, de todos aqueles que têm responsabilidade e sensibilidade para com esse problema, que está tomando de assalto e de angústia muitas famílias em nosso país - disse.

Elogiando a adoção de medidas similares em São Paulo, Ferraço ponderou que esse tipo de ação é necessário, uma vez que os dependentes de crack não teriam condições de exercer o livre arbítrio. Ele avaliou ainda que o debate em torno da questão não deve ser ideológico.

- Nós teríamos coragem de deixar ali os nossos filhos para, supostamente, não interferir no seu livre arbítrio? Se é que existe livre arbítrio para uma pessoa que está condenada sem capacidade de buscar um caminho novo, de buscar uma alternativa para esse inferno em que se viu envolvida por “n” razões? – questionou o senador.

Reconhecendo que a internação compulsória é polêmica, o senador informou que apresentará requerimento para a realização de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a fim de ampliar o debate sobre o procedimento.



20/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cratod realiza primeira internação compulsória

Governador recebe Comissão Externa de Internação Compulsória

Entenda o que é a internação compulsória para dependentes químicos

Especialistas pedem cautela na regulamentação da internação compulsória

CDH vai discutir em audiência pública proposta de internação compulsória

CAS aprova possibilidade de internação compulsória de usuários de drogas