Ana Júlia anuncia projeto que muda legislação sobre a exploração de recursos minerais



A Subcomissão de Extração Mineral deve formular um projeto de lei para mudar a legislação que disciplina a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), uma espécie de royalties que as mineradoras pagam, na proporção média de 3% sobre o seu faturamento líquido, principalmente aos municípios onde estão localizadas as suas jazidas (65% do total de recursos), aos estados ( 23%) e à União (12%). A presidente da subcomissão, senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), pretende construir uma proposta de alteração mais ampla da Cfem.

Ela explicou que a subcomissão estava aguardando a decisão da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) sobre os projetos que mudam os royalties cobrados das mineradoras. Mas a senadora informou que não esperará mais o resultado da CAS onde, segundo ela, se trava um embate entre os parlamentares que realmente se preocupam com os aspectos sociais e os que defendem os interesses empresariais.

Ana Júlia voltou a advertir que o lobbyorganizado pelas mineradoras para derrubar o projeto na CAS não surtirá efeito, porque a subcomissão irá apresentar um substitutivo para mudar a legislação da Cfem. Além de aumentar a compensação paga pelas mineradoras, na proporção de um a dois pontos percentuais, a senadora quer promover uma ampla discussão sobre os critérios para a partilha dos recursos, inclusive sobre a redistribuição para os municípios que sofrem o impacto sócio-econômico com a atividade mineradora. Ela citou o caso de Marabá (PA) que, por ser a cidade-pólo na região, arca com o impacto social da exploração das jazidas de minério de ferro de Carajás, localizadas no município de Paraopebas, no sul do Pará.



02/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS vai examinar projeto que eleva compensação financeira pela exploração de recursos minerais

Sibá quer alterar compensação financeira por exploração de recursos minerais e hídricos

Ana Júlia quer aumentar "royalties" sobre exploração mineral

PEC que garante propriedade da União sobre recursos minerais tem parecer favorável da CCJ

Começa reunião para discussão de substitutivo ao projeto que muda legislação da TV por assinatura

Exploração de minerais estratégicos no país volta a ser debatida em audiência