Ana Júlia denuncia violência contra trabalhadores no Pará



Ao informar que recebeu denúncia de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de que a Polícia Militar do Pará estaria realizando despejos sem ordens judiciais e que vários trabalhadores teriam sido feridos durante esta ação policial, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) pediu o fim da violência no estado e informou que encaminhou ofícios ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e ao presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, solicitando providências sobre o caso.

Ana Júlia também comunicou que foi informada pela Comissão Pastoral da Terra nacional de que o preso Aldimir Lima Nunes, conhecido como -Branquinho-, acusado de crimes como trabalho escravo, grilagem de terras, porte ilegal de arma, crimes ambientais e a morte de três trabalhadores rurais, fugiu da penitenciária de Marabá (PA). Ela lamentou que um juiz federal já havia pedido sua remoção daquele local, mas ainda não tinha sido atendido.

- Infelizmente o governo federal assinou convênio com o governo do estado do Pará para aparelhar a polícia do estado para combater essa violência e o que nós vemos é a polícia do governo do Pará, na verdade, conivente com esta violência e ajudando até fugas. O governo federal dá dinheiro para combater e eles estão combatendo os trabalhadores - afirmou Ana Júlia.



06/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Júlia solicita ao ministro da Justiça medidas contra a violência no Pará

José Nery denuncia violência contra integrantes do PSOL no Pará

CPI lança ‘site’ para facilitar denúncia de violência contra a mulher

França e EUA também terão disque-denúncia contra violência doméstica para brasileiras

MARINA DENUNCIA VIOLÊNCIA CONTRA ÍNDIOS

Flávio Arns denuncia violência contra idosos