Ana Júlia solicita ao ministro da Justiça medidas contra a violência no Pará
A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) anunciou que esteve na tarde desta terça-feira (16) em audiência com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para pedir providências contra a onda de violência no Pará. Ela pediu que o ministério, juntamente com a Polícia Federal, realize uma operação de desarmamento na região. Para Ana Júlia, é também urgente a constituição de uma ampla força-tarefa, englobando governo estadual e federal, para a regularização fundiária e ordenamento territorial na região.
De acordo com a senadora, os crimes recentemente ocorridos no Pará não se caracterizam por disputas agrárias por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e foram cometidos por grupos de pistoleiros contratados por bandidos travestidos de fazendeiros e madeireiros.
Um dos casos apontados pela senadora é a ameaça de morte que está sofrendo o vereador Paulo Fonteles, de Belém, que fez parte da comitiva que visitou o ministro. O vereador, informou a senadora, é filho do advogado Paulo Fonteles, que foi assassinado provavelmente por Joziel Martins, que está foragido, mas já teve a prisão decretada.
Outro caso relatado pela senadora ao ministro foi a recente chacina de oito pessoas ocorrida na fazenda Primavera, distante 180 quilômetros de São Félix do Xingu. Ana Júlia enfatizou que espera que o massacre sirva para que venha a público a grave situação da região conhecida como Terra do Meio, uma área não claramente delineada.
- Claramente as ações violentas como esta têm um claro objetivo: causar o pânico entre trabalhadores e pequenos produtores rurais para favorecer a entrada de grileiros, madeireiros ilegais e traficantes na região - afirmou.
16/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro da Justiça anuncia ações contra a violência em manifestações
Bom Dia Ministro aborda ações do Ministério da Justiça contra crack e violência
Ana Júlia denuncia violência contra trabalhadores no Pará
Ações do Ministério da Justiça no combate ao crack e no enfrentamento à violência, diz ministro da Justiça
Justiça: Secretaria Estadual da Justiça comemora Dia Internacional de Combate à Violência Contra a M
CDH debate medidas para conter violência contra jovens negros