José Nery denuncia violência contra integrantes do PSOL no Pará



O senador José Nery (PSOL-PA) denunciou, da tribuna, violência cometida contra filiados de seu partido na cidade de Cametá (PA). As vítimas são membros da Associação de Moradores da Comunidade de Castanhal. Em pronunciamento nesta quinta-feira (28), ele informou que irá pedir providências à governadora do estado, Ana Júlia Carepa (PT), de quem assumiu o mandato como suplente.

O parlamentar afirmou que a violência se deu depois da exibição, na sede do PSOL no estado, de slides mostrando a violência da Polícia Militar ao cumprir ordem de reintegração de posse nas terras onde ficava o acampamento denominado Resistência do Ajó. Entre as arbitrariedades, denunciou a prisão de um filiado ao partido e o espancamento de outros três, além de danos em veículos particulares.

O senador também denunciou ameaça de morte ao funcionário público José Pessoa Rego Lobo, também filiado a seu partido. As ameaças, de acordo com José Nery, foram feitas pelo chefe de segurança da prefeitura, conhecido pelo apelido de Coré.

- É lamentável que a violência dos tempos da ditadura continue acontecendo nos dias de hoje - afirmou o parlamentar.

Defensoria

O senador parabenizou o defensor público Antonio Alberto Figueiredo Cardoso, que tomou posse na quarta-feira (27) como defensor público-geral do estado. O senador justificou sua ausência na posse por estar acompanhando o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da manutenção da demarcação em área contínua da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Ele destacou as atividades do novo defensor público-geral na defesa dos direitos humanos e dos mais pobres e excluídos no estado.

José Nery também exaltou o voto do ministro Ayres de Brito, do STF, relator da ação que questiona a demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol. Para o senador, o voto, favorável à manutenção da reserva em área contínua, foi "magistral, detalhado, consistente e incontestável". Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o relatório mostra que a área deve ser contínua porque a Constituição assim o estabelece.



28/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery protesta contra tratamento da imprensa à candidatura do PSOL

José Nery diz que PSOL estuda apresentar nova representação contra Sarney

José Nery afirma que PSol vai analisar possibilidade de representação contra Lobão Filho

José Nery protesta contra violência policial no Pará

José Nery: Luta contra a violência tem que ser permanente

José Nery lamenta falecimento do professor Manoel Amaral, dirigente do PSOL no Pará