Ana Júlia homenageia Dia do Trabalho
A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) homenageou o Dia do Trabalho, que para ela significa -homenagear todos aqueles que constroem, com esforço diário, a sociedade e a nação brasileiras, e que raramente são por isso reconhecidos-. Ela lembrou o descaso com que sempre foram tratados os assalariados e os autônomos, sem carteira assinada. Mas disse que espera uma mudança de perspectiva, com a eleição de um governo composto por pessoas que têm história de vida calcada na luta por uma vida melhor.
Ana Júlia citou números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2001, que apontam um quarto dos trabalhadores recebendo um salário mínimo ou menos. Com isso, conclui-se que mais de 60% da mão-de-obra brasileira ocupada recebe menos de dois salários mínimos, disse.
- O Ministério do Trabalho, sob o comando de Jaques Wagner, já está tendo uma ativa participação nos esforços governamentais pela geração de empregos, com destaque para o programa de incentivo ao primeiro emprego, para jovens sem experiência no mercado de trabalho.
A senadora acrescentou que todas as iniciativas do novo governo dependem, no entanto, de uma vigorosa retomada do crescimento econômico. -O aumento do salário mínimo é um objetivo e um compromisso do governo Lula, devendo ser viabilizado, com todos os esforços necessários, ao longo dos seus quatro anos de gestão-, declarou Ana Júlia.
30/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Júlia relata trabalho de subcomissões
Ana Júlia anuncia campanha de erradicação do trabalho escravo
O Pará deixará de ser campeão do trabalho escravo no país, diz Ana Júlia
Ana Júlia quer acabar com o regime de trabalho escravo em fazendas
Ana Júlia quer aumentar rigor contra trabalho escravo
Acordo com relator da reforma tributária reforça trabalho de subcomissão, diz Ana Júlia