Ana Júlia pede criação de reserva florestal no Pará



A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) informou nesta quinta-feira (27) que recebeu a visita de dois moradores do município de Porto de Moz, no Pará, que pediram a criação imediata da reserva florestal Verde para Sempre, medida que já vem sendo reivindicada há três anos. Ela endossou o pedido ao governo federal e denunciou que a situação na região está se tornando incontornável, já que madeireiros estariam expulsando os ribeirinhos do local para desenvolver suas atividades.

Os moradores de Porto de Moz contaram à senadora pelo Pará que os madeireiros estão usando até pessoas armadas para impedir que os ribeirinhos, que já moravam no local há vários anos, continuem a trabalhar na terra. Até máquinas e tratores estariam sendo utilizados para expulsar os trabalhadores daquela área.

Ana Júlia também comunicou que os madeireiros resolveram desocupar a área do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Altamira (PA). Eles já haviam desocupado o prédio do Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e liberado para o trânsito um trecho que tinham interditado da rodovia Transamazônica.

A justificativa para a invasão dos prédios públicos e para a interdição da estrada, segundo Ana Júlia, é a insatisfação dos madeireiros com a fiscalização que o Ibama está promovendo em Porto de Moz. A senadora manifestou seu temor de que se a reivindicação não for atendida os madeireiros cumpram a ameaça de invadir outras dez cidades do Pará.

- O que será que eles querem fazer? Transformar o Pará em um faroeste? Em uma terra sem lei? Sitiar as seis milhões de pessoas que moram no estado? Se isso acontecer, eu vou pessoalmente ao ministro da Defesa pedir a intervenção do Exército para retirar estas pessoas que querem sitiar o estado e fazer do Pará uma terra sem lei - afirmou Ana Júlia.



27/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Museu da Amazônia ganha área para construção de sede na Reserva Florestal Ducke

Código Florestal poderá incluir percentual de reserva legal para regiões de lavrado

Código Florestal: João Capiberibe critica anistia para área desmatada até 2008 e a redefinição da reserva legal no Amapá

Reserva florestal amazônica irá sediar desafio esportivo

COMISSÃO MISTA APROVA MP QUE REDUZ ÁREA DE RESERVA FLORESTAL

Ana Júlia elogia criação de reservas extrativistas