Ana Júlia registra assassinato e cobra fim da impunidade no Pará



O assassinato do vereador de Tucumã Adão Lote (PSB-PA), morto na noite de terça-feira (13), diante da esposa e do filho adolescente, levou a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) a pedir providências ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para pôr fim ao ciclo de impunidade no estado.

- A impunidade tem sido a mãe da violência no Pará, campeão de mortes no campo - afirmou a senadora.

Ana Júlia disse que o vereador assassinado vinha denunciando a prática de irregularidades na Prefeitura de Tucumã. Destino semelhante teve, há dois anos, o vereador Zito, de Canaã dos Carajás, que denunciou desvio de recursos públicos na Câmara Municipal, conforme a senadora. Ela lamentou que até hoje o processo continue inacabado e que ninguém tenha sido preso e disse que a violência no Sul do Pará -passou a ser rotina-.

As providências reclamadas ao Ministério da Justiça também foram dirigidas pela senadora petista ao governo do Pará.

- Não é possível mais continuar a assistir, hoje, a sociedade refém da bandidagem, que não está só nos morros, mas nos gabinetes refrigerados das prefeituras, câmaras municipais e outros órgãos em nível municipal, estadual e federal - protestou.

Diante da instabilidade institucional relatada, Ana Júlia fez um apelo à Controladoria Geral da União (CGU) para que, em vez de promover sorteio, designe equipes de fiscalização para apurar a regularidade na aplicação de verbas federais nos municípios paraenses com registros de violência contra autoridades. A senadora petista também voltou a apontar a insegurança nos estabelecimentos bancários e a defender projeto de lei que pretende apresentar para obrigá-los a reforçar seus sistemas de segurança.



14/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Júlia diz que impunidade aumenta violência no campo

Ana Júlia registra empréstimos do BNDES ao Pará

Ana Júlia registra ações do governo Lula no Pará

Virgílio registra "aniversário da impunidade" de Waldomiro

Mário Couto cobra do presidente Lula e da governadora Ana Júlia cumprimento de promessas feitas à população do Pará

MARINA COBRA PROVIDÊNCIAS.SOBRE ASSASSINATO DE MENOR