Ana Rita cobra pacto nacional para o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes
Em pronunciamento nesta quarta-feira (18), a senadora Ana Rita (PT-ES) defendeu um pacto nacional e ações permanentes para o combate ao abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes, tendo em vista que esse tipo de crime, segundo ela, constitui uma chaga social que precisa ser tratada e debelada o quanto antes.
Ana Rita registrou a passagem, nesta quarta, do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei 9.970/00, a data lembra o assassinato, há 38 anos, da menina Araceli, que aos 8 anos de idade foi seqüestrada, violentada, morta e carbonizada em Vitória, no Espírito Santo. Apesar de sua natureza hedionda, ficou impune, registrou Ana Rita.
A senadora disse que a data, além de servir de reflexão, também deve servir para mobilizar a sociedade a participar da luta contra esses crimes e a buscar soluções conjuntas para situações vividas por milhares de meninos e meninas que sofrem toda sorte de abuso sexual.
Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) citados pela senadora apontam que um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo a cada ano. Já o serviço Disque 100 registrou, entre março de 2003 a março de 2011, cerca de 52 mil denúncias, sendo que a maioria das vítimas era do sexo feminino. Somente nos três primeiros meses de 2011, o serviço telefônico já registrou 11.597 chamadas.
Ana Rita lembrou ainda que o Espírito Santo ocupa o 10º lugar no ranking das denúncias, lamentando que o turismo seja uma das principais pontes para esse tipo de crime.
Em aparte, o senador Ivo Cassol (PP-RO), manifestou apoio ao discurso de Ana Rita e cobrou providências contra a violência sofrida por crianças e adolescentes.
18/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ângela Portela destaca Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes
Lídice da Mata elogia atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Mesquita Júnior quer campanha nacional contra abuso sexual de crianças e adolescentes
Lídice convoca para Dia Nacional de Combate ao Abuso contra Crianças e Adolescentes
Ivo Cassol destaca o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças
País incentiva combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes