Ana Rita comunica sessão para celebrar Campanha da Fraternidade
O período do expediente da sessão da próxima terça-feira (15), que começa às 14 horas, será dedicado a celebrar o lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, ocorrido na última quarta-feira (9). A autora do requerimento propondo a homenagem, senadora Ana Rita Esgario (PT-ES), cumprimentou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela escolha do tema, Fraternidade e a vida no planeta, e do lema - "A criação geme em dores de parto" - deste ano.
- A campanha deste ano se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente. Lembro que o meio ambiente é motivo de grande preocupação para a sociedade em geral. Portanto, repensar as relações entre o ser humano e a natureza, reconhecendo seus laços de intimidade e de coexistência, é tarefa preponderante - afirmou Ana Rita.
Na avaliação da senadora pelo Espírito Santo é tarefa urgente para os gestores públicos fundar as bases de um desenvolvimento sustentável com distribuição de renda. Ana Rita advertiu sobre a necessidade de resgatar a responsabilidade ética que motive e promova ações de cunho social em todo o planeta, visando a preservação do planeta terra.
Ana Rita informou que no Espírito Santo a Campanha da Fraternidade será lançada no próximo domingo (13), em Vitória, às 15h30. A senadora antecipou que a expectativa é a de que milhares de capixabas participem da festa de lançamento, que incluirá uma caminhada pela Cidade Alta, saindo do Palácio Anchieta, com quatro paradas para encenação da Paixão de Jesus e encerramento na Praça Costa Pereira.
Em aparte, os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Eduardo Suplicy (PT-SP) confirmaram presença na homenagem em Plenário à abertura da Campanha da Fraternidade 2011. Valadares apoiou projetos de desenvolvimento sustentável que priorizem a qualidade do ser humano em detrimento de avanços materiais que subestimam a preservação do meio ambiente. Suplicy observou a importância de criar uma maneira de desenvolvimento diferente, que preserve a natureza e ajude na prevenção de tragédias provocadas por intempéries naturais.
Mulheres
Outro assunto abordado pela parlamentar foi artigo da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, publicado pelo Correio Braziliense no Dia Internacional da Mulher. O texto trata da miséria que alcança a maioria das mulheres brasileiras e defende a necessidade de erradicar a pobreza como forma de enfrentar a desigualdade de gênero.
10/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Começa sessão especial para celebrar a Campanha da Fraternidade
Senado tem sessão especial para celebrar a Campanha da Fraternidade
Senado vai celebrar Campanha da Fraternidade em sessão especial
Ana Rita elogia Campanha da Fraternidade por propor reflexão sobre a saúde pública
Ana Rita elogia CNBB por escolher tráfico de pessoas como tema da Campanha da Fraternidade
Sessão especial em homenagem à Campanha da Fraternidade é antecipada para o dia 27