Ana Rita elogia Campanha da Fraternidade por propor reflexão sobre a saúde pública



Em discurso nesta terça-feira (6), a senadora Ana Rita (PT-ES) elogiou o tema da Campanha da Fraternidade de 2012, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Fraternidade e Saúde Pública.

Para ela, o tema da campanha deve levar todos os brasileiros a refletir sobre a qualidade da saúde pública nacional e como solucionar suas deficiências.

- O tema não poderia ser mais próprio para um debate neste Parlamento. A saúde integral é um direito garantido pela Constituição Federal. Sabemos que a saúde tornou-se um comércio, algo lucrativo que está acima dos valores humanos e isso é uma das facetas que a campanha promete refletir – disse.

Ana Rita afirmou que o mau atendimento e estruturas precárias são rotina tanto em hospitais públicos quanto em particulares no país: filas grandes, longas esperas, falta de leitos suficientes, corredores lotados, erros médicos, falta de medicamentos e profissionais com baixos salários. Mas apesar das falhas, pontuou a senadora, o Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado a “maior política social do Brasil” e o “maior sistema público de saúde do mundo”.

- Sabemos que há muitas falhas, mas é importante reconhecer sua dura missão de ser um sistema que atenda a todos os brasileiros e brasileiras, de maneira integral, conforme o grau de necessidade de cada indivíduo – afirmou.

Da Redação



06/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Rita elogia CNBB por escolher tráfico de pessoas como tema da Campanha da Fraternidade

Anibal Diniz: Campanha da Fraternidade ajudará sociedade a refletir sobre saúde pública

Campanha da CNBB sobre saúde pública será tema de reflexão em sessão especial

Saúde pública como tema da Campanha da Fraternidade reforçará debate sobre a questão, afirma Jucá

Voltada à saúde pública, Campanha da Fraternidade é celebrada no Senado

Ana Rita comunica sessão para celebrar Campanha da Fraternidade