Ana Rita registra carta pública de bispos do Espírito Santo sobre violência no estado



Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), a senadora Ana Rita (PT-ES) leu trechos de uma carta pública divulgada por bispos do Espírito Santo sobre a escalada da violência no estado e no país. Ela ressaltou que os dados da violência no Brasil são alarmantes, com assassinatos diários e muitos criminosos impunes.

- Os números de assassinatos são comparáveis, e até superam, os de regiões do mundo que se encontram em plena guerra civil - lamentou.

Na carta, os bispos convocam toda a população a buscar “novas atitudes” que contribuam para a diminuição da violência. De acordo com os religiosos, o Espírito Santo é um dos estados mais violentos do país, com mulheres, jovens e idosos entre as vítimas. Em 2011, o estado contabilizou 1.725 homicídios.

Para Ana Rita, os parlamentares precisam intensificar no Congresso o debate sobre o enfrentamento e a prevenção da violência.

- O Senado tem se empenhado nessa questão, mas é importante que esse debate possa ser transformado em iniciativas concretas de enfrentamento à violência por parte dos poderes públicos no nível federal, estadual e municipais, no sentido de conter a violência - afirmou.

Quilombolas

Ana Rita também comemorou o lançamento, pelo governo federal, do Programa Brasil Quilombola, que prevê ações articuladas para a população quilombola, com reconhecimento de territórios, expansão de oferta de água no semiárido e incentivos à produção agrícola.

- A nossa presidenta [Dilma Rousseff] destacou a importância de combinar ações afirmativas com políticas sociais. E combinar ações afirmativas com políticas amplas e políticas sociais significa, dentro de programas, como é o caso do Bolsa Família, do plano Brasil sem Miséria, que as políticas voltadas para ações afirmativas deverão ter, com certeza, o viés de raça e de gênero - disse.



21/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Rita condena violência de policiais contra professores no Espírito Santo

Ana Rita registra visita de ministras do Planejamento e de Direitos Humanos ao Espírito Santo

Espírito Santo é o primeiro estado a repactuar o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Gerson Camata registra visita de Lula ao Espírito Santo para anunciar investimentos no estado

Ana Rita: reforma do ICMS não pode prejudicar Espírito Santo

Ana Rita comunica lançamento da Rede Brasil Rural no Espírito Santo