Analfabetismo é tema de audiência da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) vai se reunir nesta segunda-feira (7) para uma audiência pública sobre o analfabetismo. O pedido partiu do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que considera o problema uma imoralidade.
Para ele, o adulto analfabeto é torturado todos os dias e vítima de um sistema que precisa ser alterado. "O jovem que termina o ensino fundamental pode seguir até a universidade, o analfabeto esbarra na primeira parte e fica excluído. Incapaz de saber o destino do ônibus que toma, o remédio que ingere, a comida que escolhe. O desempregado alfabetizado pode ler os anúncios em jornal e buscar um emprego, os analfabetos nem isso conseguem", disse o parlamentar ao justifica o pedido da audiência.
Foram convidados o coordenador do Núcleo de Estudos da Paz e Direitos Humanos da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Júnior; a pesquisadora Aida Maria Monteiro Silva, da Universidade Federal de Pernambuco; além de um representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
A audiência será realizada na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho, a partir das 9 horas, com transmissão da TV Senado e cobertura da Agência Senado.
04/04/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Analfabetismo é tema de debate da Comissão de Direitos Humanos
Situação dos Guarani-Kaiowá será tema de audiência da Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Direitos Humanos discute desafio de erradicação do analfabetismo
Analfabetismo deve ser considerado agressão aos direitos humanos, sugere Comissão de Educação
Violação dos direitos humanos em cruzeiros internacionais é tema de audiência na CDH
Fórum Mundial de Direitos Humanos e Participação Popular é tema de audiência na CDH