Anatel amplia direitos dos consumidores de telefonia



 A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou,  por meio de portaria publicada nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União, o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços Telecomunicações (RGC), que aumenta a transparência nas relações de consumo e amplia os direitos de quem utiliza telefonia fixa e móvel, internet e televisão por assinatura. 

O Regulamento prevê, entre outros pontos, que as teles serão obrigadas a ligar para o consumidor quando a ligação do atendimento cair, e que o usuário poderá cancelar serviços automaticamente pela Internet ou central de atendimento, sem a necessidade de falar com um atendente.

As regras preveem também que todas as recargas de celular pré-pago terão validade mínima de 30 dias. As operadoras deverão ainda oferecer duas outras opções de prazo de validade de créditos, de 90 e 180 dias.

A depender da complexidade da obrigação, as operadoras têm prazos de 120 dias a 18 meses, contados a partir da publicação do regulamento, para implementá-las. A publicação das novas regras no Diário Oficial da União deve ocorrer nos próximos dias, informou a Anatel.

Fonte: 

Portal Brasil, com informações do Diário Oficial da União



10/03/2014 08:52


Artigos Relacionados


Anatel publica regulamento que amplia direitos dos consumidores

CCJ amplia direitos dos consumidores

Anatel autoriza reajuste da telefonia fixa

Anatel vai criar redes virtuais de telefonia móvel

Anatel autoriza reajuste de 0,6% em tarifas de telefonia fixa

Anatel vai regulamentar compartilhamento de torres de telefonia celular