Anatel aprova terceiro plano de metas para universalizar serviço de telefonia fixa



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (2), a 3ª edição do Plano Geral de Metas de Universalização da Telefonia Fixa (PGMU), que estabelece metas às concessionárias no período de 2011 a 2015. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o detalhamento dos compromissos a serem cumpridos pelas empresas será feito pelo governo em conjunto com a Anatel através de decreto que deve ser concluído nos próximos dias.

O ministro explicou que uma das questões previstas no PGMU é a possibilidade de licitação da faixa de frequência de 450 megahertz (MHz) para levar telefonia e internet à área rural. Essa faixa também poderá ser atribuída a empresas com estabelecimento de metas a serem cumpridas.

O governo estuda ainda a possibilidade de fazer licitação conjunta das frequências de 450 MHz e 2,5 gigahertz (GHz) para a quarta geração de telefonia móvel (4G). “Há um grande apetite das empresas por essa faixa [de 2,5 GHz], é considerada muito rentável. Eventualmente, poderíamos também dividir a faixa de 450 MHz e licitar junto”, explicou Paulo Bernardo.

O objetivo do PGMU é estender progressivamente a oferta de telefones fixos individuais e coletivos a todo País, para reduzir desigualdades e ampliar o acesso da população aos serviços de telefonia.


Fonte:
Agência Brasil

 

02/06/2011 20:08


Artigos Relacionados


Anatel prorroga consulta pública para novo plano de metas da telefonia fixa

Anatel prorroga contratos e metas de telefonia fixa para junho

Governo vai atualizar plano de metas para a telefonia fixa

Anatel aprova regulamento para universalização da telefonia fixa

Anatel realiza audiência pública sobre universalização do serviço de telefonia fixa

Anatel aprova regras para dar mais qualidade ao serviço de internet fixa