Anatel prorroga contratos e metas de telefonia fixa para junho



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou pela segunda vez a data da renovação dos contratos de concessão da telefonia fixa e a entrada em vigor do Plano Geral de Metas de Universalização da Telefonia (PGMU 3). A proposta, que será colocada em consulta pública, prevê que as alterações nos contratos deverão ser feitas até 30 de junho.

Inicialmente, o prazo previsto para as mudanças era 1º de janeiro de 2011, mas a data foi mudada para 2 de maio. O PGMU 3 estabelece metas de universalização dos serviços às concessionárias de telefonia fixa para o período de 2011 a 2015 e tem como objetivo aumentar progressivamente a oferta de telefones individuais e coletivos para ampliar o acesso da população.  

Entre as metas estabelecidas está a implantação de telefone público em todas as escolas e postos de saúde rurais e em localidades como assentamentos rurais, comunidades quilombolas e aldeias indígenas. O plano também estabelece a telefonia fixa a baixo custo para beneficiários do Programa Bolsa Família e a competição e redução de custos da banda larga no atacado e no varejo.

A ideia inicial é que as concessionárias ofereçam o pacote básico de acesso à internet, com velocidade de 600 quilobits por segundo (kbps), por R$ 35, podendo chegar a R$ 29,90, se os estados abrirem mão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Essas metas ainda podem mudar, dependendo da negociação do governo com as empresas.


Fonte:
Agência Brasil



13/04/2011 17:52


Artigos Relacionados


Anatel prorroga consulta pública para novo plano de metas da telefonia fixa

Anatel aprova terceiro plano de metas para universalizar serviço de telefonia fixa

Anatel prorroga consultas públicas sobre novas regras para telefonia fixa

Anatel publica extratos dos contratos de concessão da telefonia fixa

Anatel prorroga prazo de contribuições à proposta sobre tarifas da telefonia fixa

Governo vai atualizar plano de metas para a telefonia fixa