Anatel aumenta espaço de frequência destinado a serviço móvel



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma mudança na divisão na radiofrequência para aumentar o espaço destinado ao serviço móvel, como transmissão de voz, imagem e banda larga.

 

A ideia é destinar, por meio de licitação, parte da frequência de 2,5 gigahertz (GHz), que atualmente é usada apenas pelo serviço de TV por assinatura via micro-ondas (MMDS), a empresas de telefonia. Dos 190 megahertz que são usados atualmente pelo serviço MMDS, 140 megahertz serão destinados prioritariamente às operações móveis.

 

Os estados e municípios poderão usar 15 megahertz dessa faixa para programas de inclusão digital, onde não haja empresas funcionando. O edital de licitação será encaminhado a consulta pública até 30 de novembro deste ano e publicado até o final de setembro do ano que vem.  A homologação do resultado da licitação deve ocorrer em junho de 2012 e as autorizações até dezembro de 2012.

 

O conselheiro da Anatel, João Rezende, explica que o objetivo da agência, ao remanejar esse espectro, é fazer frente à crescente demanda de serviços móveis, que inclui a banda larga móvel, e para atender à expansão do serviço móvel de quarta geração, inclusive por causa da demanda de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

 

Fonte:
Agência Brasil


Saiba mais sobre agências reguladoras no Portal Brasil.



11/08/2010 21:00


Artigos Relacionados


Anatel vai leiloar faixa de frequência para telefonia fixa, móvel e banda larga

Anatel explica novas regras para serviço móvel pessoal

Anatel explica novas regras para exploração de serviço móvel

Anatel promove audiência pública sobre gestão de qualidade do serviço móvel

Anatel vai leiloar posições em satélites de telecomunicações no espaço

Anatel vai criar redes virtuais de telefonia móvel