Anatel libera faixas de radiofrequência para prever temporais com antecedência



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (27) a destinação das faixas de radiofrequência de 26,55 GHz a 26,85 GHz para monitoramento ambiental por satélites. O primeiro satélite do Sistema National Polar-Orbiting Operational Environmental Satellite System no Brasil tem lançamento previsto para 2014 e sua estação ficará na cidade de Euzêbio, no estado do Ceará.

O sistema poderá prever o tempo com cinco a sete dias de antecedência. Hoje, a previsão alcança de três a cinco dias. “Uma nova geração de informação irá melhorar muito e funcionará com suporte ambiental”, comentou o conselheiro da Anatel, João Resende.

A iniciativa servirá para gerar mais informações ao Brasil a respeito de dados climáticos e meteorológicos. “Estamos impressionados com as catástrofes que estão ocorrendo no Brasil. Isso nos levou a disponibilizar esses recursos para o bem dos brasileiros”, disse o presidente da Anatel, Ronaldo Mota.

O sistema será operado pela Raytheon Espectro Serviços de Telecomunicações Ltda, em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O mesmo sistema é utilizado por diversos receptores distribuídos em todo o mundo, totalizando 16 receptores, em 15 localidades. Dentre elas estão Estados Unidos, Chile, Brasil, Austrália, Ilha de Guam, Coreia do Sul, Índia, África do Sul, Noruega, Antártida, Nova Zelândia e Espanha.


Fonte:
Agência Brasil



24/02/2011 18:03


Artigos Relacionados


Anatel amplia radiofrequência para segurança pública

Anatel realiza consulta pública sobre licitação de faixas para internet rural e 4G

Anatel libera oferta de planos promocionais por operadoras de celular

Defesa Civil alerta para risco de temporais

Defesa Civil alerta para risco de temporais em Santa Catarina

Pesquisador alerta para necessidade de discutir com antecedência financiamento de benefícios para idosos