Pesquisador alerta para necessidade de discutir com antecedência financiamento de benefícios para idosos
A população idosa do país atualmente é bem atendida no que se refere aos benefícios concedidos pela Previdência Social e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mas isso pode mudar com o “envelhecimento” da população, fenômeno que vem alterando a estrutura da “pirâmide demográfica” brasileira.
A avaliação é de Matheus Stivali, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que reiterou o alerta nesta terça-feira (11) durante audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) sobre os desafios do envelhecimento da população.
Ele afirmou que a clientela dessas políticas - da Previdência e do BPC - vai aumentar muito nos próximos anos, enquanto as respectivas fontes de financiamento, principalmente a folha de pagamento, devem diminuir, já que a população em idade ativa deve diminuir.
– Temos de pensar com muita antecedência e discutir como será o financiamento – ressaltou Stivali.
Ao tratar especificamente do BPC, Matheus Stivali lembrou que esse benefício utiliza critérios de renda e idade para ser concedido. Ele observou que, considerando que uma parcela cada vez maior da população é idosa, “se o país não enriquecer suficientemente, haverá um público cada vez maior para o BPC”.
Outro alerta do pesquisador se refere aos planos de saúde. Como os preços cobrados por esses planos se baseiam na idade do cliente, ele argumenta que o “envelhecimento” da população fará com que – caso sejam mantidas as regras atuais – haja problemas “não somente para os idosos, mas também para os mais jovens que participam do rateio do seguro”.
A audiência desta terça-feira foi conduzida pelo presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS).
11/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pesquisador alerta para importância da qualidade do investimento em educação
CAS analisa benefícios para idosos e deficientes
Tebet alerta para necessidade de desburocratização
Mão Santa alerta para necessidade de maior atenção para o saneamento básico
OMS alerta para necessidade de mais recursos para combate à malária
Valter Pereira alerta para a necessidade de o Brasil se preparar para catástrofes naturais