Andadores infantis serão certificados no País



O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou nesta sexta-feira (16) que irá certificar todos os andadores infantis comercializados no Brasil. A regulamentação busca reduzir acidentes, identificados por monitoramentos do Inmetro.  

De acordo com estudos do Programa de Análise de Produtos, coordenado pelo Inmetro, ensaios realizados com amostras de andadores reprovaram todos os produtos analisados. “Foram dez marcas analisadas (cinco nacionais) e 100% das amostras apresentaram algum tipo de problema. A decisão do Inmetro, levando em consideração anseios, benefícios e necessidades da sociedade, foi a regulamentação do produto associada a certificação, que será compulsória”, destacou o diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo.

O diretor afirmou também que o instituto irá promover campanhas de conscientização de pais e responsáveis, alertando para riscos e cuidados na montagem do produto e no uso seguro pelas crianças.

Segurança de crianças

A certificação integra as ações do Inmetro voltadas para segurança infantil, que ainda lidera o ranking de relatos do Banco Nacional de Dados de Acidentes de Consumo, com 14% das reclamações. O Inmetro certifica diversos itens destinados às crianças. Brinquedos, cadeirinhas de automóvel, mamadeiras, chupetas, carrinhos de bebê, cadeira alta para alimentação e berços são alguns produtos já certificados, e que só podem ser comercializados com selo de identificação da conformidade do Inmetro.

O Inmetro utilizará na regulamentação as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que serão elaboradas com base nas estabelecidas por países da Europa e dos Estados Unidos. Elas devem estar prontas em até seis meses, quando o Instituto disponibilizará o regulamento em consulta pública por 60 dias. A partir daí, será publicada a portaria definitiva, com os prazos de adequação para a indústria, fabricantes e comércio. Segundo Lobo, requisitos como dispositivos de travamento para evitar tombos e um manual com informações sobre montagem e uso seguro dos andadores estarão contemplados no regulamento.

Dos acidentes de produtos infantis registrados entre 2006 e 2013, 9,3% são relacionados a andadores, pelos dados do Inmetro.

Inmetro

No âmbito de sua ampla missão institucional, o Inmetro tem o objetivo de fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços oferecidos para a população.

A missão do Instituto é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

 

Fonte: 

Inmetro



24/08/2013 19:27


Artigos Relacionados


Andadores infantis poderão ser proibidos no Brasil

Vídeo | Proibição de andadores infantis atende recomendação de pediatras, diz Paulo Davim

Certificados de áreas aquícolas serão entregues em MT

Equipamentos médicos serão certificados pelo Inmetro

Campanha visa proibir o uso de andadores para bebês

Cerca de R$ 15 bilhões serão investidos em inovação no País