Andre Cintra será o porta-bandeira do Brasil em Sochi



Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Sochi começam, oficialmente, nesta sexta-feira (7), com a cerimônia de abertura. A festa está marcada para as 20h14 (13h14 no Brasil), no estádio olímpico Fisht. Pela primeira vez, o Brasil participará de uma edição de inverno dos Jogos. Andre Cintra, do snowboard, e Fernando Aranha, do esqui cross-country, serão os pioneiros. Cintra foi escolhido para ser o porta-bandeira do País na abertura do evento.

O paulistano, de 34 anos, teve a perna direita amputada após um acidente de moto, quando tinha 18. O primeiro contato com o snowboard foi há quatro anos. Para se adaptar à modalidade, comprou uma prótese especial e, a partir de 2009, começou a competir. Andre foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma vaga para os Jogos de Sochi. Em abril do ano passado, chegou à 18ª posição no ranking que classificou 32 snowboarders. Agora, em sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos, será o porta-bandeira do País na cerimônia de abertura. “Será uma grande honra poder carregar a bandeira do Brasil. Estou muito feliz. É impossível não se emocionar se pensarmos que estamos aqui, representando o País, pela primeira vez”, disse.

Na manhã desta quinta-feira (6), Andre, Fernando e a delegação brasileira participaram de uma cerimônia de boas-vindas em uma das vilas paraolímpicas. Na ocasião, eles foram apresentados ao público presente e, a bandeira do Brasil, hasteada. “Fiquei bastante emocionado quando a bandeira foi levantada. As pessoas estão sendo muito carinhosas com a gente. O mundo inteiro tem simpatia pelo Brasil”, contou Andre.

Os Jogos Paralímpicos Sochi 2014 serão disputados até o dia 16 de março, por 575 atletas, de 44 países. Eles vão competir em 72 eventos, de cinco esportes: esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, hóquei sobre trenó e curling em cadeira de rodas. O snowboard estreará nos Jogos como parte da programação do esqui alpino.

Fonte:
Ministério do Esporte



07/03/2014 07:16


Artigos Relacionados


Jaqueline Mourão será a porta-bandeira brasileira em Sochi

Andre Cintra fica em 28º no snowboard cross, em Sochi

Integrante do Bolsa-Atleta será porta-bandeira na abertura dos Jogos Parapan-Americanos

Brasil participa da abertura das Paralimpíadas com o nadador Daniel Dias como porta-bandeira

Brasil tem jornada dupla em Sochi nesta sexta (14)

Bobsled inaugura presença do Brasil na Vila Olímpica de Sochi