Brasil participa da abertura das Paralimpíadas com o nadador Daniel Dias como porta-bandeira



Seis equipes já participam de competições no primeiro dia de Jogos, nesta quinta-feira (30)

 

Maior evento do paradesporto mundial, os Jogos Paralímpicos 2012 tiveram início na quarta-feira (29), em Londres, e vai até 9 de setembro, período em que cerca de 4,2 mil atletas buscarão medalhas em 20 modalidades.

Com a mesma roupa da cerimônia olímpica - calças verdes ou amarelas, terno e cachecol com as cores nacionais -, a delegação brasileira impressionou pela  grande quantidade de pessoas no desfile. O porta bandeira foi o nadador Daniel Dias, dono de nove medalhas em Pequim, sendo quatro ouros.

O Brasil busca terminar Londres 2012 na sétima colocação, superando o nono lugar no quadro de medalhas conquistado em Pequim, com 47 medalhas: 16 ouros, 14 pratas e 17 bronzes. A delegação brasileira tem 182 são atletas e 156 beneficiados pelo programa Bolsa-atleta do Ministério do Esporte. O Brasil participa de 18 das 20 modalidades que integram os jogos.

 

Primeiro dia

O time da natação, que reúne algumas das maiores esperanças de vitória do Brasil, é uma das seis equipes a representar o País no primeiro dia de competição nesta quinta-feira (30). No tênis de mesa, 14 atletas brasileiros começam a mostrar suas habilidades, dentre eles o medalhista de prata em Pequim, Welder Knaf, e a estreante Bruna Alexandre.

A Seleção Brasileira de Hipismo terá no primeiro dia a apresentação de três de seus quatro integrantes: Davi Salazar, Marcos Alves, o Joca, que subiu duas vezes ao pódio em Pequim, nas categorias Individual e Freestyle, ambas para receber a medalha de bronze, e Elisa Melaranci.

Os tatames londrinos recebem duas judocas brasileiras com um currículo de respeito: Karla Ferreira (dois ouros parapan-americanos e duas pratas paralímpicas) e Michele Ferreira (um bronze paralímpico).

Nas modalidades coletivas, os brasileiros entram em quadra no Goalball e no basquete em cadeira de rodas. O time de goalball enfrenta adversários nórdicos tanto no feminino, que estreia contra a forte equipe da Dinamarca, quanto no masculino, que duela contra a Finlândia. Quem também tem um rival fortíssimo pela frente é o basquete feminino, que enfrenta a Austrália, medalhista nas últimas duas edições dos Jogos.

 

Abertura

A abertura iniciou com a presença do físico britânico Stephen Hawking, que narrou um trecho da cerimônia. “Olhe para as estrelas e não para os seus pés”, recomendou o cientista. A rainha Elisabeth II, o príncipe William e Kate Middleton estiveram presentes na cerimônia. A rainha declarou a abertura dos Jogos depois da entrada de todas as delegações.

A bandeira paralímpica foi levada por atletas do time do Reino Unido de basquete em cadeira de rodas sub-22. A pira foi acesa pela primeira atleta britânica a ganhar uma medalha paralímpica, a veterana Margaret Maughan, de 84 anos, que venceu a prova de arco e flecha em Roma (1960).

 

História

A ideia de adaptar esportes para pessoas com deficiência surgiu em 1888, mas foi apenas no período pós Segunda Guerra Mundial, quando o esporte passou a ser praticado pelos veteranos acidentados nos conflitos, que as modalidades tornaram-se mundialmente conhecidas.

A pedido do governo britânico, o médico Ludwig Guttmann, judeu que fugiu da Alemanha antes da Segunda Guerra, inaugurou um centro para atender pessoas com lesões na coluna no Hospital de Stoke Mandeville, cujo tratamento se dava por meio do esporte recreativo e de competição.

Em 29 de julho de 1948, enquanto acontecia a cerimônia de abertura dos primeiros Jogos Olímpicos de Londres, Guttmann produziu os Jogos de Stoke Mandeville, primeira competição voltada para atletas em cadeira de rodas. Participaram 16 homens e mulheres em uma única modalidade: o tiro com arco. Quatro anos depois, os jogos tornaram-se internacionais.

A primeira edição oficial dos Jogos Paralímpicos aconteceu no ano de 1960, em Roma, e reuniu 400 atletas de 23 países. Dezesseis anos depois, os Jogos ganharam sua primeira edição de inverno, realizada na Suécia. Desde 1988, as duas edições dos Jogos passaram a ter como sede a mesma cidade.

 

 

Leia mais:

Saiba quais são as modalidades dos jogos paralímpicos

Começam nesta quarta-feira (29) os Jogos Paralímpicos de Londres

Bandeira brasileira é hasteada na Vila Paralímpica em sinal de boas vindas aos atletas

Delegação paralímpica brasileira busca 7ª colocação em Londres

Atletas paralímpicos brasileiros embarcam para a Inglaterra

 

Fonte:
Portal Brasil
Comitê Paralímpico Brasileiro
Ministério do Esporte
Agência Brasil 



30/08/2012 15:48


Artigos Relacionados


Nadador Daniel Dias concorre ao prêmio de melhor atleta dos Jogos Paralímpicos de Londres

Integrante do Bolsa-Atleta será porta-bandeira na abertura dos Jogos Parapan-Americanos

Governador participa de abertura das Paralimpíadas Escolares nesta 3ª

Andre Cintra será o porta-bandeira do Brasil em Sochi

Osmar Dias sugere capacitação de jovens como porta de saída para Bolsa Família

Jaqueline Mourão será a porta-bandeira brasileira em Sochi