Bobsled inaugura presença do Brasil na Vila Olímpica de Sochi



A Vila da montanha, a maior das três Vilas dos Jogos Olímpicos Sochi 2014, começou a receber os primeiros atletas da maior delegação brasileira classificada para uma edição de Jogos de Inverno. As equipes masculina e feminina de bobsled chegaram ao balneário russo na manhã desta segunda-feira (3), e já subiram para a montanha. Além dos uniformes coloridos, os atletas desembarcaram trazendo a vontade de comprovar o desenvolvimento do Brasil na modalidade. À noite (horário de Brasília), chegam a Sochi Josi Santos (esqui aéreo) e Isabel Clark (snowboard cross).

Edson Bindilatti, Edson Martins, Fabio Gonçalves e Odirlei Pessoni formam a equipe masculina titular. Fabiana dos Santos e Sally Mayara fazem a dupla feminina. Os reservas Davidson de Souza e Larissa Antunes também estão na Vila. Eles só podem substituir os titulares em caso de contusão. A competição feminina de bobsled será realizada nos dias 18 e 19 e a masculina nos dias 22 e 23.

Com duas participações olímpicas, o bobsled masculino ficou oito anos sem disputar os Jogos, desde Turim 2006. Sochi assistirá a estreia de uma dupla feminina brasileira da modalidade. Para o treinador das duas equipes, Cristiano Paes, que disputou Salt Lake City 2002 como atleta, estas são as melhores equipes já formadas pelo Brasil. “O nosso desenvolvimento essa temporada foi muito bom e os resultados comprovam isso. Levei a Fabiana para morar e treinar em Calgary e realizamos vários campings de treinamento com todos eles também no Canadá. Tudo isso ajudou para o desenvolvimento das equipes nesses últimos anos”, disse o treinador, contratado no início de 2013 pela Confederação Brasileira de Gelo. 

Edson Bindilatti é o piloto e o mais experiente da equipe brasileira. Edson participou dos Jogos de Salt Lake 2002 e Turim 2006, mas em outras posições. Em Sochi, o baiano assume a responsabilidade de guiar o time masculino com velocidade e segurança. “O objetivo inicial era qualificar para os Jogos e levar o Brasil de volta ao cenário mundial do bobsled. Mas a gente não se contenta só com isso. Já que classificamos, queremos mais. A vontade de fazer o nosso melhor é muito grande”, afirmou Bindilatti, confirmando que o segredo do time é o impulso inicial, já que todos os atletas são oriundos do atletismo e contam com potência e velocidade. “Nosso impulso, tanto do masculino quanto do feminino, está entre os melhores do mundo. Além disso, a união entre as duas equipes pode ser nosso diferencial”.

A piloto da primeira equipe feminina brasileira de bobsled já participou de diversas modalidades esportivas. Fabiana dos Santos dedicou-se à ginástica artística por 12 anos, depois passou ao atletismo, onde chegou a ser campeã brasileira juvenil em 2002 e campeã brasileira sub-23 em 2004 e 2005, na prova de lançamento de martelo. Do atletismo, Fabiana passou ao levantamento de peso, alcançando a quarta colocação nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Mesmo com tanta experiência, Fabiana afirma que está prestes a viver o ponto mais alto de sua carreira. “É muito emocionante ser a primeira piloto de bobsled do Brasil em Jogos Olímpicos. Me sinto muito bem preparada. Toda a equipe trabalhou duro nos últimos anos para conseguir essa classificação, com dedicação total”, disse a multi-atleta. “A Vila é linda. Estou encantada”.

Nesta semana serão realizados os treinos livres na pista de Sochi, a partir da quarta-feira. Na semana que vem, serão realizados seis treinos oficiais. Todas as equipes têm que completar ao menos duas das seis descidas para garantir a qualificação para a competição.

Com 13 atletas classificados para os Jogos, recorde nacional, o Time Brasil utilizará as três Vilas disponíveis em Sochi. Isadora Williams, da patinação artística, ficará na Vila da Costa; Jaqueline Mourão, do biatlo e cross country, e Leandro Ribela (cross country) ficam na Vila Endurance; e os demais ficam na Vila da Montanha.

Fonte:
Ministério do Esporte



03/02/2014 15:56


Artigos Relacionados


Reta final de Sochi terá brasileiros no esqui alpino e bobsled

De olho em 2018, dupla feminina de bobsled fecha participação em Sochi

Atleta brasileira de bobsled garante vaga inédita para Sochi

Primeira Vila Olímpica Indígena do Brasil será inaugurada na segunda-feira (9)

Delegação brasileira entra na Vila Paraolímpica de Sochi

Brasil inaugura vila que receberá atletas dos Jogos Mundiais Militares no RJ