Aneel autoriza implantação de projeto piloto de pré-pagamento



Os consumidores de 11 comunidades isoladas no estado do Pará serão atendidos pelo sistema de faturamento pré-pago para obter acesso ao serviço público de energia elétrica. A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (6).

As comunidades estão localizadas na Reserva Extrativista Verde para Sempre, no município paraense Porto de Moz. As comunidades atendidas são Vila Bom Jesus, Ariruá, Boa Vista, Carmelino, Céu Aberto, Paraíso do Acarai, Pedreira, São Braz 2, Agrupamento 27R, Itapeuá e São José. No total, serão 220 unidades que receberão miniusinas de geração fotovoltaica.

O sistema de pré-pagamento autorizado deverá possibilitar a informação visual da energia consumida, assim como sinalizar ao consumidor sobre a proximidade do fim de seu crédito de energia. A Aneel informou que a ação poderá contribuir para o aperfeiçoamento da regulamentação sobre o fornecimento de energia elétrica em comunidades isoladas.

A autorização permanecerá em vigor até que sejam publicadas resoluções que regulamentem a modalidade de pré-pagamento de energia e o atendimento de unidades consumidoras por sistemas não convencionais, aplicáveis basicamente em comunidades isoladas com ausência de economia de escala.

 

Fonte:
Aneel



06/12/2011 15:33


Artigos Relacionados


Aneel autoriza teste de hidrelétrica em Goiás

Aneel autoriza modernização de usina no Paraná

Aneel autoriza reajuste médio de 4,1% nas tarifas de distribuidora do RS

Aneel autoriza reajuste tarifário de 7,91% para distribuidora de SP

Aneel autoriza Eletronorte a realizar reforços de transmissão

Aneel autoriza empresa no RS a produzir energia elétrica