Aneel declara utilidade pública de 282,3 mil hectares para obras de Belo Monte
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na última semana, a Declaração de Utilidade Pública (DUP) para 282,3 mil hectares de terras localizadas nos municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu, no Pará. A área declarada é necessária à implantação do canteiro de obras, reservatório e Área de Preservação Permanente (APP) da Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte.
A área desapropriada também será destinada ao reassentamento da população afetada pelo empreendimento. Confira no site da Aneel a divisão da área declarada por município.
As terras foram requeridas pelo consórcio de empresas Norte Energia S/A, concessionária outorgada a explorar o empreendimento, conforme contrato de concessão assinado em 26 de agosto de 2010 como resultado do leilão realizado em abril do mesmo ano. A usina terá 11.233,1 megawatts (MW) de capacidade instalada total.
Os procedimentos gerais para requerimento de declaração de utilidade pública, para fins de desapropriação e de instituição de servidão administrativa, de áreas de terras necessárias à implantação de instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, por concessionários, permissionários e autorizados estão na Resolução Aneel nº. 279/2007.
Fonte:
Aneel
28/12/2011 15:45
Artigos Relacionados
Aneel declara área de Belo Monte como utilidade pública
Belo Monte já poderia ter gerado energia para consumo do País por um ano, diz Aneel
Aneel homologa leilão de Belo Monte na quinta
Aneel habilita consórcio vencedor de Belo Monte
Aneel: Consórcio Belo Monte deve entregar documentos na terça
Obras para a construção da Usina de Belo Monte irão continuar