Aneel propõe reduzir custo de unidades geradoras de energia térmica



A regulamentação dos critérios para repotenciação de unidades geradoras que possam trazer ganhos na operação energética e agregar disponibilidade de potência no Sistema Interligado Nacional (SIN) é tema de audiência pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Interessados podem enviar contribuições até o dia 30 de abril.

A proposta da Aneel visa reduzir o custo do despacho de térmicas e incentivar a instalação de unidades adicionais em centrais geradoras existentes, ressarcindo esses investimentos com recurso do Encargo de Serviços de Sistema (ESS).

A agência sugere também a realização de leilão específico com projetos que contribuam para o atendimento da demanda máxima do setor elétrico. Esses projetos passariam por seleção prévia com base em critérios a serem estabelecidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Os documentos relativos à Audiência Pública no 018/2012 estão disponíveis para consulta no site da Aneel. As contribuições à audiência, por intercâmbio documental, poderão ser encaminhadas por e-mail, pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030), em Brasília (DF).

 

Fonte:
Aneel

 

30/03/2012 15:26


Artigos Relacionados


Aneel implantará programa para reduzir custo da energia elétrica no País

Governo poderá reduzir custo da energia elétrica para estimular indústria, diz ministro

Minas e Energia autoriza produção de energia a três Centrais Geradoras Eólicas

Alckmin inaugura unidades geradoras na Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta

País tem 331 centrais geradoras de energia

Alckmin inaugura unidades geradoras da Usina Sérgio Motta e visita assentamento no Pontal do Paranap