Aneel publica resultados de projeto e estudo de inventário



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou no Diário Oficial da União da última terça-feira (6) despacho que aprovou a revisão de inventário hidrelétrico da Bacia do Rio Araguaia. Esses estudos identificaram um novo aproveitamento no Rio das Mortes, afluente do Araguaia, cuja potência instalada prevista é de 310,4 megawatts (MW).

O Rio Araguaia é afluente pela margem esquerda do Rio Tocantins, e faz a divisa com os estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso e Goiás. A bacia possui área de drenagem de aproximadamente 357 mil km². O Rio das Mortes conta com dois aproveitamentos, das usinas hidrelétricas Água Limpa e Toricoejo.

Com a aprovação destes estudos, os aproveitamentos hidrelétricos identificados passam a integrar a carteira de usinas disponíveis para elaboração dos estudos de viabilidade e projeto básico.

Também foi publicado no mesmo dia, despacho que reprova o projeto básico da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São Luiz, com potência estimada de 14 MW. A Recusa é relativa aos prazos para entrega de relatórios e aos requisitos de avaliação do projeto básico.

De acordo com o despacho, a Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos (SGH) decidiu transferir para a condição de inativo o registro da PCH São Luiz e revogar despacho que aceitou o referido projeto básico.

Os estudos de inventário já aprovados pela agência e a lista dos estudos que estão em fase de análise, podem ser consultados na página eletrônica da agência.


Fonte:
Aneel



08/12/2011 20:08


Artigos Relacionados


Revisão de inventário da Bacia do Rio Juruena é aprovada pela Aneel

Inventário dos gases do efeito estufa é debatido em audiência pública

Inventário da emissão de carbono será divulgado em 2011, mas irá à consulta pública a partir de janeiro, diz ministro

CCT aprova projeto que torna obrigatório o inventário digital florestal

César Borges apresenta projeto para simplificar inventário e partilha amigável

HENRIQUE LOYOLA APRESENTA PROJETO QUE VISA AGILIZAR OS PROCESSOS DE INVENTÁRIO E PARTILHA DE BENS