Aneel vai regulamentar conta de luz com opção pré-paga
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pretende regulamentar, no segundo semestre deste ano, uma modalidade de pré-pagamento da conta de energia elétrica, da mesma forma que já existe no mercado telefonia móvel: o consumidor define e paga previamente um valor para utilizar o serviço.
Segundo a agência, o pré-pagamento será uma opção a mais ao consumidor. Mas antes de colocar o regulamento em vigor, a agência afirma que vai realizar seminário internacional para intercâmbio de informações e debates com agentes, especialistas do setor, órgãos de defesa do consumidor e demais entidades, com foco nas experiências de outros países. A adoção da modalidade também depende da emissão de regulamentação metrológica para medidores adequados, questão estudada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com participação da Aneel.
A agência afirmou que ainda vai analisar os benefícios tarifários que essa opção poderá representar, e vai submeter a proposta a consulta pública, para que a sociedade possa opinar sobre o assunto.
Modelo internacional
O pré-pagamento de energia é utilizado em diversos países, tais como Reino Unido, Estados Unidos, França, Austrália, Moçambique, África do Sul e, mais recentemente, em países da América do Sul, como Peru, Colômbia e Argentina.
A modalidade, segundo a Aneel, propicia ao consumidor uma melhor gestão do seu consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real. O mecanismo informa também , por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estão próximos a terminar. Pesquisas realizadas na Colômbia e Argentina demonstram grande aceitação e satisfação do consumidor, com índices superiores a 80%.
Fonte:
Aneel
16/05/2011 16:39
Artigos Relacionados
Conta de luz paga festival de abusos
Aneel relança cartilha Por Dentro da Conta de Energia
Consumidor de baixa renda poderá optar por conta pré-paga de energia e ter faixa de gratuidade
Aneel aprova novas tarifas diferenciadas por horário que podem baratear conta de luz
CCT poderá regulamentar telemarketing
CAS poderá regulamentar profissão de gastrólogo