CAS poderá regulamentar profissão de gastrólogo



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) poderá examinar nesta quarta-feira (3) projeto que trata da regulamentação da profissão de gastrólogo e tem caráter terminativo na comissão. O projeto regulamenta o exercício da profissão, estabelece as atribuições do gastrólogo e os requisitos para o exercício da atividade. Para ser gastrólogo, conforme o texto, é necessário ter certificado de conclusão do ensino médio, ter sido aprovado em curso oficial de formação em gastronomia e registro profissional de gastronomia no órgão competente.

A iniciativa do ex-senador Leonel Pavan (PSDB-SC) recebeu substitutivo do senador José Nery (PSOL-PA) porque um de seus objetivos - criar o Conselho Federal e conselhos regionais de gastronomia - é inconstitucional, uma vez que conselhos profissionais são autarquias e, portanto, de iniciativa privativa do Executivo, conforme determinam os artigos 61 e 84 da Constituição federal. No entanto, José Nery considera relevante a regulamentação da atividade profissional.

Leonel Pavan justificou a apresentação do projeto afirmando que, ao dar a "devida relevância" à profissão, estaria promovendo os pratos típicos brasileiros. Ele sugeriu ainda que a importância da gastronomia na nutrição saudável e seus princípios práticos aplicados ao sabor possibilitam às pessoas que necessitam de dietas especiais melhor aceitação se puderem apreciar seu paladar.



01/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Távola quer regulamentar profissão de astrólogo

Delcidio quer regulamentar profissão de arqueólogo

Pavan quer regulamentar profissão de publicitário

Francelino quer regulamentar profissão de artesão

Arlindo Porto quer regulamentar profissão de decorador

Lauro Campos quer regulamentar profissão de sacerdote