Ângela Portela apoia destinação de 10% da receita da União para a saúde



A senadora Ângela Portela (PT-RR) saudou as iniciativas do Congresso em favor do setor de saúde e manifestou apoio à proposta de iniciativa popular que destina ao Sistema Único de Saúde (SUS) 10% da receita corrente bruta da União. A senadora entende que o anteprojeto - apresentado na semana passada ao presidente do Senado, Renan Calheiros - é viável e tem amplo apoio do povo, ainda que venha a enfrentar dificuldades no Congresso.

Ângela Portela afirmou, pronunciamento nesta quarta-feira (21), que a adoção da medida, com a destinação de um volume maior de recursos  para a saúde, "é vital para o povo brasileiro".

A parlamentar salientou a urgência da proposição ao registrar o encontro de Renan com representantes do movimento Saúde+10, que colheu mais de 1,8 milhão de assinaturas em apoio ao anteprojeto. Ela citou avaliações de que a proposta é "concretamente viável" e lembrou que tanto o Congresso quanto o governo têm se esforçado para buscar formas de melhorar a saúde no país.

Na avaliação da senadora - que citou problemas como filas em hospitais, carência de profissionais de saúde, e falta de infraestrutura e de qualificação -, a saúde no Brasil constitui "desafio da maior seriedade" que vai além do subfinanciamento do setor.

- Esse quadro mostra que o problema da saúde brasileira não se limita a recursos financeiros, mas torna claro que, sem esses recursos, os problemas não serão enfrentados - disse.

Em apartes, Mozarildo  Cavalcanti (PTB-RR) chamou a atenção para a corrupção no sistema de saúde e cobrou aumento na fiscalização da aplicação de recursos, e Pedro Taques (PDT-MT) citou pesquisas que atestam a elevada preocupação do cidadão brasileiro com a saúde.



21/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela defende destinação de 10% do PIB para a educação

Governo apoia proposta que destina 15% da receita líquida da União para a saúde

Ângela Portela apoia emenda de Randolfe a projeto do FPE

Ângela Portela apoia reajuste de 15,8% a policiais de ex-territórios

Ângela Portela apoia reivindicações de servidores dos ex-territórios federais

Ângela Portela defende enquadramento de servidores do Amapá e Roraima em quadro da União