Ângela Portela comemora conquistas dos trabalhadores



Os inúmeros avanços e conquistas dos trabalhadores brasileiros nos últimos anos foram comemorados pela senadora Ângela Portela (PT-RR) nesta segunda-feira (2), na sessão solene para lembrar o Dia do Trabalho. Em discurso, a parlamentar afirmou que a evolução do mercado de trabalho pode ser comprovada pelos números da economia, embora ainda haja muitas demandas da sociedade.

Melhorias na renda e na qualidade de vida do trabalhador; no acesso ao crédito, aos bens de consumo e à casa própria e ainda o reconhecimento de direitos, bem como os investimentos do poder público na formação de mão-de-obra e qualificação profissional foram citados por Ângela Portela para justificar os avanços da classe trabalhadora nos últimos anos.

- Em muitos setores da economia, já se verifica o chamado pleno emprego. Aliás, o índice de desemprego medido pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], em torno de 6% nos últimos meses, demonstra que praticamente todos os brasileiros com reais condições de inserir-se no mercado de trabalho estão, efetivamente, empregados - afirmou a senadora, para justificar o bom momento da economia e da classe trabalhadora.

Ao lembrar, no entanto, que ainda há muitas demandas da sociedade, principalmente em relação a direitos que não são respeitados, a parlamentar citou o caso dos trabalhadores que portam algum tipo de deficiência física, que ainda encontram dificuldades para se inserir no mercado de trabalho. Lembrou também a situação das donas de casa, que não têm qualquer direito trabalhista ou previdenciário assegurado, bem como das empregadas domésticas e dos trabalhadores rurais.

A senadora foi aplaudida quando afirmou que "o Congresso Nacional precisa definir uma posição em relação à carga horária semanal de 40 horas e quando lembrou que, na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou Ação Direta de Inconstitucionalidade, proposta por alguns governadores, contra a lei que estabeleceu o piso salarial nacional para os professores.

- Sabemos que os trabalhadores ainda têm muitas necessidade e que são vítimas de muitas injustiças históricas, mas nesta sessão solene pelo 1º de Maio, o que cabe destacar são os avanços notáveis dos últimos anos - argumentou.



02/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Angela Portela destaca conquistas do governo nos 34 anos do PT

Ângela Portela destaca conquistas das mulheres brasileiras nos últimos anos

Ângela Portela destaca estudo do Ipea que mostra situação precária de trabalhadores domésticos

Ângela Portela comemora promulgação da PEC das Domésticas

Ângela Portela comemora os 122 anos do município de Boa Vista

Ângela Portela comemora sucesso do Enem 2013