Ângela Portela comemora promulgação da PEC das Domésticas



A senadora Ângela Portela (PT-RR) saudou, nesta terça-feira (2) a promulgação Emenda Constitucional número 72, que estende aos empregados domésticos todos os mesmos direitos já assegurados aos demais trabalhadores, beneficiando cerca de oito milhões de pessoas. A sessão solene do Congresso para a promulgação da nova emenda está prevista para as 18h desta terça.

A emenda é proveniente da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2012, aprovada pelo Senado na semana passada, após quase três anos de tramitação no Congresso Nacional. Para a senadora, a proposta representa a quitação de uma dívida social para com os trabalhadores brasileiros.

A PEC 66/2012 estabelece 16 novos benefícios para os trabalhadores domésticos, sendo que alguns terão aplicação imediata e outros ainda dependerão de regulamentação, destacou Ângela Portela.

Entre os benefícios de aplicação imediata estão a jornada de 44 horas semanais, sendo no máximo oito horas diárias, facultada compensação mediante acordo entre as partes; horas extras; proteção salarial na forma da lei; redução de riscos por meio de normas de segurança e higiene; e proibição de trabalho infantil.

Ainda serão regulamentados o trabalho noturno; a concessão de salário família; demissão com multa; seguro desemprego; auxílio creche; seguro contra acidentes do trabalho; e direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), até então opcional.

Ângela Portela disse que ainda são muitas as dúvidas em relação à aplicação da lei, tanto por parte dos patrões como por parte dos empregados, mas salientou que o país já conta com uma norma constitucional em defesa dos trabalhadores domésticos e que “logo tudo vai se acomodar”.

Ao concluir seu discurso, a senadora rendeu homenagens à relatora da proposta na Câmara, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), em sua luta a favor das domésticas. Também saudou a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da proposta no Senado, além da presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria Oliveira.



02/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela quer redução de alíquota do INSS para donas de casa e homenageia empregadas domésticas

Em rede nacional, Renan comemora promulgação da PEC das Domésticas

Ângela Portela comemora conquistas dos trabalhadores

Ângela Portela comemora os 122 anos do município de Boa Vista

Ângela Portela comemora sucesso do Enem 2013

Ângela Portela comemora cem dias do governo Dilma