Angela Portela comemora terminal de cargas no aeroporto de Boa Vista e pede mais investimentos




A senadora Angela Portela (PT-RR) comemorou em Plenário nesta quinta-feira (26) o anúncio da construção, pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), do terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Boa Vista.

- Isso significa que os produtos chegarão mais baratos ao mercado de Boa Vista, sufocado nos últimos anos pela proximidade com a Venezuela, a República da Guina e também com Manaus, onde os empresários já usufruem de benefícios semelhantes - declarou.

A senadora disse que o terminal servirá de infraestrutura para as áreas de livre comércio de Boa Vista e Bonfim e para a Zona de Processamento de Exportação. O aeroporto poderá, com isso, receber o excedente do aeroporto de Manaus, que tem sofrido problemas de atraso no desembaraço de mercadorias que ficam retidas por até dois meses.

Angela Portela advertiu, porém, que ainda são aguardadas a reforma e ampliação do terminal de passageiros e da pista de pouso e nova área de embarque e desembarque internacional, de modo a atender o aumento de passageiros previstos para a Copa de 2014.

- [A ampliação] Permitirá também que Boa Vista seja uma alternativa ao aeroporto de Manaus para os turistas que virão ao Amazonas, nos próximos anos, especialmente com a perspectiva de grande crescimento no fluxo de passageiros por conta da Copa do Mundo em 2014 - salientou.

Angela Portela pediu que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas ampliem a oferta de vôos, especialmente uma linha aérea internacional com frequência semanal. A parlamentar também pediu aumento do quadro de auditores para trabalhar no terminal alfandegário, o que já foi solicitado, segundo ela, à Secretaria da Receita Federal.

Ela informou ainda que foi pedido à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que agilize a implantação de um porto seco em Boa Vista para atender as empresas cadastradas na Área de Livre Comércio. A senadora mencionou ainda a importância de investir na qualificação da mão de obra voltada para o turismo,

Da mesma forma, mencionou solicitação ao secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para que o Banco da Amazônia (Basa) possa oferecer crédito mais barato aos empresários do setor hoteleiro e gastronômico. Essas e outras providências com vistas a melhoras a oferta turística no estado, por ocasião da Copa de 2014.



26/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela comemora os 122 anos do município de Boa Vista

Ângela Portela pede prioridade para ZPE de Boa Vista

'Folha de Boa Vista' recebe homenagem de Ângela Portela

Ângela Portela pede mais empenho no combate ao trabalho infantil

Terminal de cargas do aeroporto de Maceió passa a funcionar 24 horas

Angela Portela anuncia leilão de linha de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista