Ângela Portela pede prioridade para ZPE de Boa Vista
A senadora Ângela Portela (PT-RR) pediu, nesta segunda-feira (9), a inclusão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Boa Vista entre aquelas consideradas prioritárias pelo governo federal. De acordo com a senadora, o projeto é de extrema importância e relevância para a geração de emprego e renda na capital roraimense.
Para ser instalada, a ZPE de Boa Vista precisa de aporte financeiro do governo federal, necessário à instalação da infraestrutura básica. A ZPE, informou a senadora, terá capacidade para acolher 200 indústrias e deverá gerar 10 mil empregos diretos somente na iniciativa privada.
Ângela Portela também pediu a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 526/11, que amplia a fatia da produção das ZPEs que pode ser destinada ao mercado interno sem o pagamento de imposto de importação. A Lei 11.508/2009 prevê que apenas 20% podem ser destinados ao mercado interno. O PLS amplia esse montante para 40% no caso de ZPEs instaladas em faixa de fronteira da região Norte.
– A adoção da redução de 80% destinada às exportações para a casa dos 60% acaba com a regra única estabelecida para todo o território nacional. Essa regra limita qualquer possibilidade de interesse de empresários investirem numa ZPE situada na faixa de fronteira da região Norte.
09/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Angela Portela comemora terminal de cargas no aeroporto de Boa Vista e pede mais investimentos
Ângela Portela comemora os 122 anos do município de Boa Vista
'Folha de Boa Vista' recebe homenagem de Ângela Portela
Angela Portela anuncia leilão de linha de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista
Angela Portela pede proteção para comunidades indígenas
Ângela Portela pede medidas para ampliação da participação das mulheres no Parlamento