Ângela Portela defende mudança na Lei das ZPEs




A senadora Ângela Portela (PT-RR) reforçou em Plenário nesta quarta-feira (31) o apoio à proposta que reduz de 80% para 60% o limite mínimo de exportações exigido das empresas a serem instaladas nas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE). A medida consta de projeto de lei protocolado no Senado nesta semana pelo senador Jorge Viana (PT-AC) e também assinado por Ângela Portela. A proposta altera a Lei das ZPEs (Lei 11.508/2010).

No país hoje há 23 ZPEs em fase de implantação: duas na região Sul, cinco na região Sudeste, três na região Centro-Oeste, nove na região Nordeste e quatro na região Norte - sendo uma delas em Boa Vista.

Para Ângela Portela, a ZPE de Roraima é um poderoso instrumento para desenvolvimento regional, mas ainda não produz nenhum benefício. Na tentativa de contribuir para que o projeto saia do papel, a senadora chegou a incluir uma emenda no Orçamento da União de 2011 destinando recursos para que a prefeitura de Boa Vista, responsável por implementar a ZPE, possa dar início às obras de terraplanagem, de esgotamento sanitário, de energia, e de construção dos galpões para funcionários da Receita, da Vigilância Sanitária e de outros setores do governo.

- A emenda já está cadastrada no sistema de gestão de convênios. Esperamos que possa ser empenhada e liberada ainda em 2011 para que, efetivamente, se retire essa Zona de Processamento de Exportação do papel. A expectativa é em torno de 30 mil empregos em Roraima. Para um estado como o nosso, que vive essencialmente do setor público, a implantação desta ZPE é de fundamental importância para seu desenvolvimento econômico e social - ressaltou a senadora.

Ângela Portela acrescentou ainda que o ministro Desenvolvimento. Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que há entendimento no governo de que é preciso rever a Lei da ZPE, alterando a regra que obriga as empresas ali instaladas a exportar pelo menos 80% da produção. Diante da forte crise econômica mundial e da retração dos mercados internacionais, a exigência inviabiliza as atividades desses distritos industriais.



31/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Angela Portela quer mudança de critério para inclusão de capitais no PAC da Mobilidade Urbana

Ângela Portela defende destinação de 10% do PIB para a educação

Ângela Portela defende voto aberto no Parlamento

Ângela Portela defende critério 'verde' na partilha do FPE

Ângela Portela defende construção de usinas hidrelétricas em Roraima

Ângela Portela defende instalação de usina hidrelétrica em Roraima