Angela Portela pede proteção para comunidades indígenas
Em discurso nesta segunda-feira (31), a senadora Angela Portela (PT-RR) pediu mais atenção para as ameaças à integridade dos povos indígenas em Roraima, especialmente as comunidades ianomâmi e yekuana.
A senadora lembrou que, em maio passado, já havia feito um discurso denunciando o que chamou de "invasão de garimpeiros na região". Ele destacou ainda que o programa Fantástico, da TV Globo, já abordou o assunto, mostrando as atividades do garimpo ilegal na região e suas consequências para os indígenas e para o meio ambiente.
Angela Portela disse que já encaminhou ofícios à Fundação Nacional do Índio (Funai), ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal relatando a situação em Roraima. Segundo a parlamentar, as respostas asseguram que medidas estão sendo tomadas para retirar os invasores e responsabilizá-los pelos eventuais danos cometidos.
A senadora, no entanto, lembrou que em audiência pública sobre a questão indígena realizada na Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (27), autoridades ligadas à área falaram que faltam recursos para ações desse tipo.
- Não é operação esporádica, como explosão de pistas de pouso, que vai repelir os invasores - disse a senadora.
Ela lembrou que a região amazônica é uma das mais ricas do mundo em biodiversidade e minérios. Segundo a senadora, a busca pela riqueza deve levar em conta os riscos para a vegetação e a água e o interesse das comunidades indígenas da região.
A senadora ainda ressaltou o fato de que, na madrugada desta segunda, o mundo atingiu a marca histórica de 7 bilhões de habitantes. De acordo com a parlamentar, o acentuado crescimento impõe sérios desafios à administração dos recursos planetários e deve levar a uma reflexão sobre o suprimento das necessidades humanas e sobre a relação do homem com o meio ambiente.
- Em um mundo com 7 bilhões de seres humanos, garantir a vida aos povos indígenas é uma responsabilidade de todos os brasileiros.
Lula
A senadora também manifestou solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi diagnosticado com câncer na laringe no último sábado. Segundo Angela Portela, Lula é uma pessoa fantástica e um grande líder político.
- Ele pode contar com o meu carinho e com o carinho de todo o povo brasileiro - disse a senadora.
31/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ângela Portela pede providências contra invasão de terras indígenas
Ângela Portela anuncia plano do governo para aumentar participação política de populações indígenas
Ângela Portela pede prioridade para ZPE de Boa Vista
Ângela Portela pede medidas para ampliação da participação das mulheres no Parlamento
Ângela Portela parabeniza professores e pede empenho na aprovação do PNE
Ângela Portela pede veto de artigos do novo Código Florestal