Angela Portela presidirá conselho do Senado que concede o prêmio Bertha Lutz



A senadora Angela Portela (PT-RR) foi eleita nesta quarta-feira (3) presidente do Conselho Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) será a vice-presidente do colegiado.

O prêmio foi instituído pela Resolução do Senado Federal 2/2001 com o intuito de homenagear mulheres que “tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero”.

A cerimônia de premiação ocorre sempre em março, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, mas as indicações costumam ser feitas no final do ano anterior, e julgadas por uma comissão instituída com esse objetivo. Mais de 50 mulheres já foram agraciadas com o prêmio.

O diploma leva o nome de uma das pioneiras na defesa dos direitos da mulher no Brasil. Nascida em 1894 e defensora do voto feminino, Bertha Lutz foi deputada federal, quando lutou pelos direitos trabalhistas da mulher e do menor. Bióloga de profissão, formada pela Sorbonne, trabalhou como pesquisadora do Museu Nacional por mais de 40 anos. Faleceu em 1976.



03/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho seleciona as vencedoras do prêmio Bertha Lutz

Conselho vai escolher cinco mulheres que serão agraciadas com o prêmio Bertha Lutz

Mulheres recebem Prêmio Bertha Lutz no Senado

Dilma receberá pessoalmente prêmio Bertha Lutz no Senado

Senado recebe indicações para prêmio Bertha Lutz

Senado homenageia mulheres e agracia vencedoras do prêmio Bertha Lutz