Conselho seleciona as vencedoras do prêmio Bertha Lutz



O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz deverá escolher nesta quinta-feira (8), às 11h, as cinco mulheres que serão agraciadas com o diploma, entre as 50 candidatas que participam da seleção de 2007.O prêmio foi instituído pela Mesa do Senado em 2001 como forma de homenagear anualmente as mulheres de todo o país que tenham prestado relevantes serviços na defesa dos direitos femininos e em questões de gênero. As selecionadas receberão o diploma no dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, em sessão solene do Congresso.

O conselho, presidido pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), tem como vice-presidente o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e é integrado pelos senadores Papaléo Paes (PSDB-AP), Roseana Sarney (PMDB-MA), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Augusto Botelho (PT-RR), Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Magno Malta (PR-ES) e Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE).

- A escolha é extremamente difícil. São currículos excelentes. Mesmo sendo cinco escolhidas, não significa que elas são melhores ou que batalharam mais do que as outras pela defesa dos direitos das mulheres. Eu diria que as escolhidas estarão representando todas as mulheres brasileiras, todas, indistintamente da camada popular, da mais humilde, da mais simples, da mais batalhadora e mais sofrida à mais articulada na defesa dos direitos da mulher no Brasil - ressaltou Serys Slhessarenko, em entrevista à Agência Senado.

Bertha Maria Júlia Lutz nasceu em São Paulo, no dia 2 de agosto de 1894. Era filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do cientista e pioneiro da medicina tropical, Adolfo Lutz. Ela é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras por ter sido responsável pela aprovação da legislação que lhes outorgou o direito de votar e serem votadas.

As interessadas em participar da seleção 2008 do prêmio deverão ter seus nomes indicados ao conselho por entidades governamentais ou não-governamentais ao longo deste ano, acompanhados de curriculum vitae e de justificativa, cujo modelo é fornecido pelo conselho. Informações adicionais podem ser acessadas no endereço [email protected].



02/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Veja o perfil das vencedoras do Prêmio Bertha Lutz de 2012

Senado homenageia mulheres e agracia vencedoras do prêmio Bertha Lutz

Conselho vai escolher cinco mulheres que serão agraciadas com o prêmio Bertha Lutz

Angela Portela presidirá conselho do Senado que concede o prêmio Bertha Lutz

Senado divulga nomes das vencedoras do Diploma Bertha Lutz

Prêmio Bertha Lutz recebeu 75 indicações