Angolano é eleito novo presidente da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa



O secretário-geral da Assembléia Nacional de Angola, Diogo Jorge de Jesus, foi eleito presidente da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG-PLP) durante o VII Encontro da ASG-PLP, realizado na Câmara dos Deputados, que terminou nesta sexta-feira (29). Ele cumprirá mandato de um ano, sucedendo no cargo ao diretor-geral da Câmara dos Deputados do Brasil, Sérgio Sampaio.

Desde terça-feira (26), 25 representantes dos oito países membros debateram estratégias de cooperação técnica destinadas, principalmente, à modernização das casas legislativas coligadas. Na manhã desta sexta-feira, foi definido o programa de atividades da associação para 2007, a partir de sugestões de cada delegação. Uma das ações será a realização de estudos para definir um modelo de referência comum para a organização de órgãos de consultoria legislativa.

No dia anterior, foi feita apresentação do modelo vigente na Câmara brasileira, que envolve especialistas em 21 áreas de conhecimento, recrutados por concurso público.

- Cada país deve buscar seu próprio modelo, adequado às suas características, mas não nos furtaremos a contribuir para a definição de um padrão de referência, que deve estar sempre em movimento, buscando aperfeiçoamentos - comentou Sampaio.

Entre os objetivos do próximo ano está ainda a oferta de cursos de Português, uma demanda da delegação do Timor Leste, que mostrou temor com relação à sobrevivência do idioma naquele país, onde o uso da língua ficou proibido até a recente independência. Haverá também maior oferta de cursos de capacitação técnica, inclusive por meio de educação a distância, além de esforços para o aperfeiçoamento da página da associação na Internet.

Sisaudio

No próximo ano, deverá ser acelerado o compartilhamento da tecnologia do Sistema de Áudio (SisAudio) da Câmara brasileira, que permite divulgar pela Internet, em tempo real, as gravações das sessões e debates ocorridos na Casa. Já implantado em Portugal e Angola (neste país, por enquanto, apenas para consultas no ambiente da Assembléia), o sistema está sendo colocado à disposição dos demais membros da ASG-PLP. As características e requisitos tecnológicos do sistema foram apresentados aos participantes, durante palestra.

Na manhã em que foram encerrados os trabalhos do VII Encontro, a diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara, Yara Depieri, falou sobre cursos a distância já ofertados aos países-membros, além de projetos ainda a serem implementados. Para o próximo ano, está previsto curso de especialização, em fase de cadastramento junto ao Ministério da Educação brasileiro, com três linhas de conteúdo: Processo Legislativo, Instituições e Processos Políticos e Orçamento Público.

Seguindo a tradição de cada encontro anual ter lugar no país que responde pela presidência da associação no momento, o próximo encontro da ASG-PLP será realizado no ano que vem em Angola. Participam da associação, além de Brasil e Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

29/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretários-gerais dos parlamentos de língua portuguesa se reúnem na Câmara

Revista "Parlamentos de Língua Portuguesa" é lançada em encontro na Câmara

Reunião de Parlamentos de língua portuguesa destaca avanços na cooperação para modernizar atividades

Brasil assume presidência da Associação de Telecomunicações dos Países de Língua Portuguesa

Conheça o novo programa educativo do Museu da Língua Portuguesa

Cultura: Presidente de Portugal visita Museu da Língua Portuguesa