Anibal: capitalismo e socialismo não respondem aos anseios da era dos computadores



O senador Anibal Diniz (PT-AC) leu em Plenário, nesta terça-feira (16), artigo do ex-deputado federal e sociólogo, Nilson Mourão, que afirma que o capitalismo e o socialismo são modelos esgotados e não respondem mais a atual sociedade que vive na era dos computadores.

De acordo com o artigo, a sociedade atual não conta mais com os fazedores de opinião e os jovens já não possuem referências ou mestres. Além disso, a quantidade de informações é produzida em uma velocidade extraordinária e as pessoas têm maior acesso ao conhecimento por meio de mídias como a televisão e o computador.

- Qualquer jovem, com um computador na mão, se sente dono do mundo. Alias tem a sensação de ter o mundo aos seus pés. Com isso desabam valores morais, modelos de sociedade, instituições sólidas. Para mim é evidente que está em marcha uma revolução que irá produzir novas instituições – afirmou Anibal Diniz ao ler o texto.

Em trecho do artigo lido pelo senador, Nilson Mourão afirma que a crise é generalizada, mas ressalta que para mudar uma sociedade e suas instituições é preciso que haja a construção de propostas concretas e fundamentadas.

"Tenho a impressão que a energia que está nas ruas precisa de projeto de sociedade e de lideres a altura desse momento histórico. Os manifestantes brasileiros se querem fazer uma revolução – a revolução dos computadores - precisam mostrar que instituições querem construir", diz Mourão no artigo.

Ao concluir a leitura do texto, Aníbal Diniz ressaltou que os parlamentares têm a responsabilidade de conduzir o Brasil escutando as vozes das ruas e sabendo filtrá-las.

- As vozes das ruas merecem ser ouvidas, mas elas precisam também ser filtradas. Respeitamos os movimentos e queremos encontrar respostas plausíveis para as reivindicações que são feitas, mas não podemos fazer no atropelo – afirmou.



16/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz coloca em dúvida capacidade dos políticos de compreenderem anseios das ruas

Suplicy diz que sugeriu aos cubanos conciliar 'socialismo com liberdade de expressão'

GERALDO CÂNDIDO PREGA VOLTA AO SOCIALISMO PURO DE MARX

"CAPITALISMO SELVAGEM" É DESTAQUE DO CULTURA AO MEIO-DIA

"CAPITALISMO SELVAGEM" É DESTAQUE DO CULTURA AO MEIO-DIA

LAURO CAMPOS DIZ QUE CAPITALISMO NÃO SOBREVIVE SEM DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO