GERALDO CÂNDIDO PREGA VOLTA AO SOCIALISMO PURO DE MARX



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) afirmou que o ano 2000 representa um excelente oportunidade para se iniciar um projeto de desenvolvimento que venha a beneficiar a humanidade inteira e não somente pequena parcela dela, "como fizeram os avanços tecnológicos que marcaram o século XX".
- O que se pretende é construir uma sociedade de homens livres, como foi sintetizado no comunismo de Karl Marx. A liberdade de expressão, de crítica e de participação política representam um princípio básico e indescartável. Ao construir essa sociedade nova, os homens cometerão erros e precisarão de liberdade para avaliar as experiências e corrigir os rumos equivocados - enfatizou.
Ele admitiu que o maior fracasso do século XX foi a tentativa de manter o capital sob controle. "Agora, isso já não basta: é preciso impedir que pessoas, por deterem propriedades de bens de produção, limitem outras em seu direito de trabalhar. É preciso substituir a competição pela cooperação, e o primeiro passo será estatizar as empresas monopolistas, especialmente as do setor financeiro. Ao contrário do que se fez na União Soviética, é preciso garantir a participação dos trabalhadores na gestão das empresas".
Cândido admitiu que tal cenário pode parecer impossível. "Mas não é. Há exemplos até no Brasil onde comunidades superaram suas dificuldades através da cooperação e de autogoverno e de empresas que foram salvas da falência pelos trabalhadores que as assumiram por meio da autogestão. A Internet, um espaço sem proprietários, sem leis nem governo, mostra grupos de milhares de pessoas que cooperam e desenvolvem projetos de distribuição gratuita".
Falando sobre a realidade atual do Brasil, Geraldo Cândido afirmou que idéias como Fundo de Combate à Pobreza e aumento do salário mínimo para US$ 100 não irão resolver nada. "Tudo começa com o crescimento econômico que pode gerar empregos e conseguir melhores condições de saúde, educação e segurança para a população. Então poderemos pensar em melhores condições de emprego para os trabalhadores e sua participação nos lucros das empresas", concluiu.

23/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


GERALDO CÂNDIDO PREGA LUTA CONTRA O DESGOVERNO

Geraldo Cândido pede volta dos mata-mosquitos

GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA ZUMBI E JOÃO CÂNDIDO

Geraldo Cândido homenageia as mulheres

GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA PT NO SEU 20° ANIVSERSÁRIO

GERALDO CÂNDIDO PEDE RENÚNCIA