Anibal Diniz: Campanha da Fraternidade ajudará sociedade a refletir sobre saúde pública
O senador Anibal Diniz (PT-AC), em discurso nesta segunda-feira (5), registrou o início da Campanha da Fraternidade de 2012, que tem como tema a saúde pública. Segundo ele, é uma oportunidade de abrir e ampliar o debate sobre as conquistas e as deficiências do setor em todo o país.
Para o senador, a Campanha da Fraternidade, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a Terra”, destaca uma vertente digna de reflexão, a de que saúde e doença são dois lados da mesma realidade.
– Esse é um debate contemporâneo. A definição de saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde apenas em 2003. E essa nova concepção vem se firmando como uma direção a ser seguida – disse.
Segundo explicou o senador, a campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) mostra ainda que a doença é um apelo à fraternidade e à igualdade, pois atinge a todos: ricos, pobres, crianças, jovens, idosos.
– A Campanha da Fraternidade mostra bem que com a doença escancara-se diante de todos a nossa profunda igualdade. Diante dessa realidade, os temas da saúde e da doença exigem uma atenção ampla e diferenciada. É preciso reformular para oferecer à população atendimento com mais qualidade e mais humanizado – avaliou.
Desafios
Anibal Diniz disse que, apesar de o Brasil ter registrado avanços no setor, há muitos problemas não completamente sanados e a campanha ajudará a sociedade a refletir a respeito do tema. Ele mencionou as longas filas para o atendimento, a demora na realização de exames, a falta de vagas e de medicamentos nos hospitais públicos e a situação vulnerável dos indígenas, quilombolas e pessoas que moram longe dos grandes centros.
– O SUS tem o desafio e a responsabilidade de levar a saúde de forma integral e universal para toda a população. Não é uma tarefa banal – observou Anibal.
O parlamentar comemorou ainda os resultados alcançados pelo Acre em pesquisa realizada com milhares de usuários do SUS para analisar o grau de satisfação do usuário do sistema como os serviços prestados em todo o país. Na avaliação, o governo do Acre foi o mais bem avaliado, com ações em saúde pública consideradas “ótimas” ou “boas” por 33% dos entrevistados.
05/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Rita elogia Campanha da Fraternidade por propor reflexão sobre a saúde pública
Saúde pública como tema da Campanha da Fraternidade reforçará debate sobre a questão, afirma Jucá
Voltada à saúde pública, Campanha da Fraternidade é celebrada no Senado
Arns conclama sociedade a rever valores diante da Campanha da Fraternidade
Anibal Diniz defende reforma política com financiamento público de campanha
Campanha de segurança leva motorista a refletir sobre acidentes