Anibal Diniz destaca regularização de imigrantes haitianos no Acre




Em discurso nesta segunda-feira (6), o senador Anibal Diniz (PT-AC) informou que a situação dos imigrantes haitianos no estado do Acre está sendo solucionada a contento, com a ajuda do governo federal. Segundo ele, de 2.300 haitianos que passaram pela cidade acriana de Brasileia, apenas 130 ainda esperam por auxílio governamental.

De acordo com o senador, o governo federal atuou para regularizar a situação da maioria dos imigrantes haitianos no estado.

- A situação desses haitianos foi regularizada. Nós conseguimos, por meio da Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos, encontrar ocupação, trabalho, inclusive com carteira assinada, para a maioria desses haitianos - afirmou Anibal Diniz, ao garantir que até o fim desta semana serão regularizados os últimos imigrantes.

O senador lembrou, entretanto, que 290 cidadãos haitianos estão em situação irregular e em condições de vida precárias na cidade peruana de Iñapari, na fronteira com o Brasil. Ele disse que autoridades do Brasil e do Peru já estão dialogando para auxiliar essas pessoas.

Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a eficiência das autoridades na resolução do problema. Porém, a senadora registrou que o estado do Amazonas também vem recebendo centenas de imigrantes haitianos. Ela comunicou que a CPI do Tráfico de Pessoas, da qual é presidente, vai realizar audiência pública em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para debater o problema.



06/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz pede agilidade na regularização de haitianos no Acre

Anibal Diniz comemora início da regularização de haitianos que aguardam ingresso no país

Anibal Diniz destaca Dia do Acre na Rio+20

Anibal Diniz destaca crescimento do Acre

Anibal Diniz destaca conquistas do Acre em 2013

Anibal Diniz destaca fomento à piscicultura no Acre