Anibal Diniz comemora início da regularização de haitianos que aguardam ingresso no país



O senador Anibal Diniz (PT-AC) elogiou o governo brasileiro por dar início ao processo de regularização de 267 migrantes haitianos que se encontram na fronteira do Peru com o Brasil. Segundo o parlamentar, a Presidência da República, o Ministério da Justiça, o Ministério das Relações Exteriores e o Comitê Nacional para Refugiados decidiram autorizar a Polícia Federal a conceder “documentos de imigração por razões humanitárias” ao grupo.

Anibal explicou que serão beneficiados os haitianos que se encontram na cidade peruana de Iñapari, fronteiriça com a brasileira de Assis Brasil (AC). Depois de regularizados, os haitianos poderão também conseguir registro no Ministério do Trabalho, para buscar emprego formal no Brasil.

– Faço questão de reforçar essa informação porque não está aberto a todos os haitianos. São apenas aqueles que, no período de 13 de janeiro a 31 de janeiro, entraram no Peru e acabaram ficando ilhados. Eles não podiam entrar no Brasil e, ao mesmo, não tinham como voltar para a sua pátria, o Haiti – explicou.

Anibal Diniz acrescentou que os 363 haitianos que estão irregulares em Tabatinga (AM) também deverão ser beneficiados com a regularização nos próximos dias. Ele informou que os haitianos que estão na fronteira com o Peru serão levados de ônibus de Iñapari até a capital Rio Branco, onde receberão a assistência necessária e serão alojados, até a conclusão do processo de regularização.

- Aproveito a oportunidade para pedir também a solidariedade de empresários para que possam acolher esses operários haitianos em seus empreendimentos. Tenho certeza de que serão trabalhadores aplicados que saberão valorizar a oportunidade que estão recebendo – disse Anibal.



09/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz destaca regularização de imigrantes haitianos no Acre

Anibal Diniz pede agilidade na regularização de haitianos no Acre

Anibal Diniz alerta para calamidade enfrentada por refugiados haitianos na fronteira com a Bolívia

Áudio | Para Anibal Diniz, é preciso impedir que ‘coiotes’ continuem a explorar haitianos

Anibal Diniz cobra início das obras da ponte sobre Rio Madeira

Anibal Diniz: início de obras de ponte sobre o Rio Madeira deve ocorrer em breve